• 0800.501.6000 / 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  

Farmácia

Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica

 

Cada vez mais a atenção farmacêutica ganha relevância entre os profissionais farmacêuticos de demais profissionais da saúde, graças à consolidação de resultados que demonstram a melhoria da saúde do indivíduo, na redução e na minimização de riscos, danos e custos.

Neste contexto, uma nova possibilidade de atuação do Farmacêutico se dá por meio da Prescrição Farmacêutica, que é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não-farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde. Assim, a prescrição materializa o atendimento clínico do farmacêutico que, após avaliar a queixa do paciente, de forma estruturada e registrada, chegando à conclusão que está diante de um problema de saúde autolimitado para o qual poderia lançar mão de intervenções farmacológicas – medicamentos isentos de prescrição médica – e/ou de intervenções não farmacológicas.

No entanto, esta prática pressupõe que o farmacêutico tenha formação clínica sólida e aprofundada para saber intervir e acompanhar os resultados de suas intervenções de forma que estas tragam, de fato, benefícios em saúde para o paciente.

Conclui-se, portanto, que e a formação de qualidade é o caminho para a aquisição desses conhecimentos específicos que possibilitarão a capacitação do profissional à Prescrição Farmacêutica, com o devido embasamento Farmacológico que permitirá a realização da efetiva atenção farmacêutica e da assistência farmacêutica, com a consequente possibilidade real de projeção profissional e reconhecimento financeiro.

 
Tenho interesse

Objetivos

O curso de pós-graduação Latu Sensu em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica tem por objetivo capacitar o profissional farmacêutico para a prática da prescrição farmacêutica de acordo com a Resolução 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia, através do aprimoramento da terapêutica farmacológica e não farmacológica.

Público Alvo

Farmacêuticos

Base Legal da Pós-Graduação

A pós-graduação lato sensu (cursos de especialização) é regulamentada pela Resolução nº. 01 de 08 de junho de /2007 do Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Superior2.

O farmacêutico que optar por curso de especialização lato sensu em Instituição de Ensino Superior (IES) deverá certificar-se que a IES está credenciada pelo MEC. A exigência do Conselho Federal de Farmácia (CFF) é que a Instituição seja credenciada ao MEC.

No ano de 2009, a Resolução Anvisa RDC nº 44/09 dispoz sobre as Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias3. Em 2011, a Resolução CFF nº555/11 regulamentou o registro, a guarda e o manuseio de informações resultantes da prática da assistência farmacêutica nos serviços de saúde4.

No ano de 2013, por meio da Resolução CFF nº 585/13 ocorreu a regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico7, onde foi autorizado ao Farmacêutico “prescrever, conforme legislação específica, no âmbito de sua competência profissional”5. No mesmo ano, por meio da Resolução CFF nº 586/13, foi regulamentada a prescrição farmacêutica com sendo uma atividade de seleção e documentação das terapias farmacológicas e não-farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção, proteção e recuperação da saúde, e à prevenção de doenças e de outros problemas de saúde do paciente6.

Desta forma, é desejável que o Farmacêutico obtenha conhecimentos e capacitação, para atuar neste novo seguimento da profissão, seja pela sua atividade em Farmácias e Drogarias, seja para atuar na pesquisa ou praticar a docência de forma segura e consciente.

Disciplinas

  • Boas práticas em prescrição farmacêutica e comunicação interpessoal
  • Interpretação de exames laboratoriais e semiologia farmacêutica
  • Farmacologia de fitoterápicos e prescricão farmacêutica
  • Farmacologia e prescrição de medicamentos de venda livre (OTC)
  • Farmácia Clínica
  • Noções clínicas e tratamento farmacológico das principais patologias do sistema cardiovascular
  • Farmacologia do sistema nervoso autônomo
  • Noções clínicas e tratamento das principais patologias do aparelho respiratório
  • Farmacologia básica e clínica da inflamação
  • Farmacologia básica e clínica dos agentes que atuam no sistena nervoso central
  • Noções clínicas e tratamento das principais patologias do sistema digestório
  • Métodos e técnicas de ensino e pesquisa
  • Noções clínicas e tratamento farmacológico das principais patologias infecciosas
  • Noções clínicas e tratamento farmacológico das principais patologias do sistema endócrino
  • Farmacologia geral
  • Noções clínicas e tratamento farmacológico das principais fisiopatologias dermatológicas
  • Trabalho de conclusão de curso

Interessou?
Faça sua pré-matrícula!

Aproveite esta oportunidade e faça já a sua pré-matrícula preenchendo o formulário.

Todos os campos são obrigatórios

Sua privacidade será respeitada e suas informações pessoais devidamente protegidas.

Este é o curso que procurava?
Faça agora sua matrícula!


Para efetivar sua matrícula no curso Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica é só CLICAR AQUI ou ligar agora para 0800 501 6000 e falar com um de nossos consultores.