• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  

Engenharia

Gestão de Segurança Aeronáutica e Aeroespacial

 

O transporte aéreo é uma atividade que se iniciou a pouco mais de cem anos e que, nas últimas décadas, tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico mundial através do transporte rápido de passageiros e cargas. Devido à globalização, a demanda pelo transporte aéreo continuará crescendo (dados estatísticos provindos de agências reguladoras) resultando na necessidade de um maior esforço para manutenção ou redução do atual número de acidentes aéreos.

Consequentemente, a Segurança de Voo se tornou a atividade profissional de maior importância para o transporte aéreo mundial.

Durante sua história, a atividade aérea resultou em um grande número de fatalidades. Para diminuir o número de acidentes, a indústria utilizou-se de procedimentos de pesquisa científicas para a investigação de acidentes durante a década de 60. O método mais utilizado foi o empírico, que pode ser sinteticamente compreendido pela expressão “voe, caia, redesenhe, voe, caia...” (Walters, 2004). Este método, utilizado por décadas, necessitou ser aperfeiçoado através do estudo de rotinas operacionais.

Agências regulamentadoras, empresas de transporte aéreo, e a indústria uniram esforços para regulamentar e aprimorar a segurança aérea. Como consequência, o profissional de segurança de voo passou a necessitar de um grande número de novas informações para efetuar suas atividades com eficácia. Apesar de a atividade de segurança aeronáutica ter atingido um expressivo nível profissional-acadêmico no exterior, atualmente existe uma lacuna neste seguimento no Brasil, exigindo daquele que nele atua a autoaprendizagem, a busca por informações junto às autoridades de prevenção, a aprendizagem empírica e a educação através de palestras/cursos.

O curso propicia aos profissionais da atividade aérea uma sólida base teórica e uma capacidade de reflexão sobre a realidade da aviação.

Confere ao especialista, conhecimentos para atuar com eficiência e segurança no sistema aéreo nacional e internacional pela capacidade de identificar potenciais fatores contribuintes, bem como implantar medidas preventivas na indústria de aviação civil brasileira.

 
Tenho interesse



Objetivos

Estruturar, habilitar, construir, conscientizar e modelar o profissional em segurança de vôo (através de especialização Lato sensu) para atuar com eficiência, segurança, profissionalismo e pró-atividade na atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos e aeroespaciais no sistema aéreo nacional, que demanda melhorias em segurança; bem como expandir, atualizar e aplicar os conhecimentos desses profissionais sobre novas regulamentações, sugestões, tendências e práticas em prevenção de acidentes aeronáuticos.

Possibilitar o profissional a gerenciar operações aéreas dentro dos padrões de segurança recomendados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), International Civil Aviation Organization (ICAO), International Air Transport Association (IATA), e Federal Aviation Administration (FAA), em consonância com as normas reguladoras da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Público Alvo

O Curso de Especialização em Gestão de Segurança Aeronáutica e Aeroespacial destina-se aos profissionais graduados que atuam ou pretendam atuar no sistema aeronáutico como especialista em safety (prevenção de acidentes), no âmbito das pequenas, médias e grandes empresas. Destina-se ainda aos graduados em Aviação Civil, Ciências Aeronáuticas e cursos superiores correlatos, bem como à comandantes e chefes que exerçam cargos de liderança em empresas e instituições ligadas a operações aéreas.

Interessou?
Faça sua pré-matrícula!

Aproveite esta oportunidade e faça já a sua pré-matrícula preenchendo o formulário.

Todos os campos são obrigatórios

Sua privacidade será respeitada e suas informações pessoais devidamente protegidas.

Este é o curso que procurava?
Faça agora sua matrícula!


Para efetivar sua matrícula no curso Gestão de Segurança Aeronáutica e Aeroespacial é só CLICAR AQUI ou ligar agora para (44) 3123-6000 e falar com um de nossos consultores.

Conheça também

Pós-Graduação

Engenharia

Engenharia de Segurança do Trabalho

Público Alvo: Graduados em Engenharia (Todas as áreas), Arquitetura e Agronomia.
Saiba mais