• 0800.501.6000 / 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  

Radiologia

Imagenologia com Ênfase em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

 

O termo imagenologia é usado para mencionar o conjunto das técnicas e dos procedimentos que permitem obter imagens do corpo com fins clínicos ou científicos. A imagenologia é usada para revelar, diagnosticar e examinar doenças ou para estudar a anatomia e as funções do corpo1.

A tomografia, é um método de imagem de um só plano que se leva a cabo através do movimento de um tubo de raios X sobre o paciente. Já a imagem de ressonância magnética, por sua vez, recorre ao uso de ímanes para polarizar os núcleos de hidrogénio nas moléculas de água dos tecidos. Essa excitação que geram os ímanes nos núcleos de hidrogénio pode captar-se e codificar-se de maneira espacial para gerar imagens do corpo1.

O Especialista em IMAGENOLOGIA COM ÊNFASE EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA atua, basicamente, em clínicas de diagnóstico e hospitais, no manuseamento dos equipamentos e no atendimento às necessidades específicas dos médicos para a melhor captação da área em avaliação e também pode atuar como parte de equipe médica acompanhando e auxiliando na realização dos exames de Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada, preparando a sala de atendimento e explicando os procedimentos aos pacientes, visando o cumprimento das normas.

Conclui-se, portanto, que e a formação de qualidade é o caminho para a aquisição desses conhecimentos específicos que possibilitarão a capacitação do profissional à Imagenologia, com o devido embasamento que permitirá a realização da efetiva das atividades profissionais e a consequente possibilidade real de projeção profissional e reconhecimento financeiro.

 
Tenho interesse

Objetivos

Capacitar profissionais de nível superior, que atuam em radiodiagnóstico, para a realização de exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Público Alvo

Profissionais graduados em Radiologia, Biomedicina, Tecnólogos em Radiologia, Enfermeiros, e demais profissionais graduados em ciências biológicas e saúde com interesse na área de radiodiagnóstico.

Base Legal da Pós-Graduação

A pós-graduação lato sensu (cursos de especialização) é regulamentada pela Resolução nº. 01 de 08 de junho de /2007 do Ministério da Educação - Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Superior2.

Os profissionais que possuem previsão legal para o exercício da especialidade e que optarem por curso de especialização lato sensu em Instituição de Ensino Superior (IES) deverá certificar-se que a IES está credenciada pelo MEC, para poder registrar no respectivo conselho de classe o Cerificado de Conclusão do Curso de Especialização lato sensu, após a conclusão com a respectiva aprovação.

Em 29 de outubro de 1985, foi publicada a Lei Federal nº 7.394, com o objetivo de regular o exercício da profissão de técnico em radiologia aos portadores de certificado de conclusão do ensino médio que possuam formação profissional mínima de nível técnico em radiologia e diploma de habilitação profissional expedido por Escola Técnica de Radiologia, registrado no órgão federal. A lei que instituiu a profissão de técnico em radiologia é de 1985, diferentemente da lei que regulamentou a profissão de biomédico, publicada em 3 de setembro de 1979. Embora se trate de uma lei promulgada posteriormente, em nenhum momento restou disposto a exclusividade no exercício de radiografia, conforme entendem os técnicos em radiologia. Assim, destaca-se que ambas as leis (Lei Federal nº 6.684 e Lei Federal nº 7.394) garantem aos seus profissionais, respectivamente biomédicos e técnicos em radiologia, o direito ao exercício de atividades radiológicas3.

Os profissionais de Enfermagem também possuem a previsão de atuação em área específica denominada de “Enfermagem em Diagnostico por Imagens”, conforme disposto na Resolução nº 389/20114.

Desta forma, é desejável que o profissional obtenha conhecimentos e capacitação, para atuar neste seguimento da profissão, seja pela sua atividade em centros de diagnóstico por imagem, seja para atuar na pesquisa ou praticar a docência de forma segura e consciente.

 

Disciplinas

Disciplinas:

  • Anatomia Topográfica Humana
  • Bioinformática e Informática Aplicada a Radiologia
  • Metodologia da Pesquisa Cientifica
  • Física Médica  e Instrumentação em Equipamentos Radiologicos
  • Patologia Aplicada a Imagenologia
  • Didática do Ensino Superior em Saúde
  • Farmacologia dos Meios de Contraste Radiologicos e Segurança do Pacientes Submetidos a Exames de Imagem
  • Radiobiologia e Efeitos Biológicos da Radiação
  • Protocolos em Tomografia Computadorizada (Neuro, Cabeça/Pescoço e Músculo Esquelético)
  • Anatomia Radiológica em Tomografia Computadorizada
  • Fisiopatologia Radiológica em Tomografia Computadorizada
  • Protocolos em Tomografia Computadorizada (Medicina Interna, Angiotomografias e Tórax)
  • Segurança em Ressonância Magnética
  • Anatomia Radiológica em Ressonância Magnética
  • Fisiopatologia Aplicada à Ressonância Magnética
  • Protocolos em Ressonância Magnética (Neuro, Cabeça/Pescoço e Músculo Esquelético)
  • Protocolos em Ressonância Magnética (Medicina Interna, Angiorressonâncias e Tórax)
  • Seminário de Pesquisa
  • Trabalho de conclusão de curso .

Interessou?
Faça sua pré-matrícula!

Aproveite esta oportunidade e faça já a sua pré-matrícula preenchendo o formulário.

Todos os campos são obrigatórios

Sua privacidade será respeitada e suas informações pessoais devidamente protegidas.

Este é o curso que procurava?
Faça agora sua matrícula!


Para efetivar sua matrícula no curso Imagenologia com Ênfase em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética é só CLICAR AQUI ou ligar agora para 0800 501 6000 e falar com um de nossos consultores.

Conheça também

Radiologia

Imagenologia com Ênfase em Medicina Nuclear Pet Scan Spect e Radioterapia

Público Alvo: Biomédicos, Tecnólogos em radiologia, Médicos, Enfermeiros, Físicos e demais profissionais gr...
Saiba mais

Radiologia

Imagenologia Integrada com Ênfase em Medicina Nuclear PET SCAN SPECT e Radioterapia e Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética (Aperfeiçoamento Profissional)

Público Alvo: Técnico em Radiologia.
Saiba mais

Radiologia

II Workshop de Radiologia IEFAP em Porto Alegre

Público Alvo: Profissionais das Técnicas Radiológicas(Técnicos, técnologos, biomédicos, enfermeiros e méd...
Saiba mais

Radiologia

I Workshop de Radiologia em Belém

Público Alvo: Profissionais das técnicas radiológicas
Saiba mais