• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  

Medicina

Medicina do Trabalho

 

A Medicina do Trabalho, nos seus primórdios, nada mais era do que constatar que algumas funções desencadeavam doenças do trabalho. Com a Revolução Industrial na Inglaterra,o que era artesanal passa a ser produzido com esteiras e o tempo de produção é cada vez mais valorizado. Com o passar dos anos, o tempo este soberano senhor, demonstrou que várias funções de fato desencadeavam ou pioravam várias patologias consideradas ocupacionais. Após várias greves e atritos entre o empregador e os seus empregados, teve inicio uma série de leis regulamentando o ato e o ambiente do trabalho. O colega médico, na década de 70,  na maioria das vezes já possuia uma especialidade e se envolvia com a medicina do trabalho pelo vínculo CLT e outros benefícios trabalhistas.

O tempo (novamente sempre um grande mestre) passou e a área foi profissionalizando-se. Aos poucos a Medicina do Trabalho começou a ser valorizada e tornou-se uma opção de fato parao médico. Hoje a Medicina Ocupacional está numa intensa transformação, entretanto, admissão / periódico / demissão / retorno ao trabalho / mudança de função continuam sendo inerentes a área.

Atualmente o foco é o absenteísmo, a gestão dos atestados com a homologação e o periódico extraordinário. Além disso, temos os indicadores de performance financeira (SAT e o FAP (RAT) ), a gestão dos EPIs e EPCs, e a elaboração de laudos ergonômicos e laudos técnicos. Buscamos ainda a promoção da saúde e através de campanhas preventivas estimulamos as SIPATS e CIPAS a estarem presentes e atuantes nos seus ambientes de trabalho.

Em continuidade, elaboramos o PPRA, PCMSO e LTCAT, Identificamos e fazemos a gestão dos agravos, realizamos a inclusão dos portadores de necessidades especiais, monitoramos as doenças ocupacionais e das moléstias ocupacionais com seus possíveis agravos, enfim, o foco é a gestão com o uso de ferramentas administrativas como por exemplo: PDCA, 5W 2H, Matriz SWOT, etc.

O foco previdenciário com a gestão de todos os benefícios concedidos aos funcionários e com os seus recursos técnico/administrativo fazem da Medicina do Trabalho uma área onde há necessidade do profissional manter-se sempre atualizado. Neste cenário o  IEFAP o curso de Medicina do Trabalho proporcionará elementos para discussão do modelo atual e propostas para agregar novos valores e quebrar novos paradigmas. Temos um compromisso com os nossos alunos baseado na ética e no conhecimento com o seu efetivo aprimoramento e aplicabilidade numa área médica que nos envolve, uma vez que somos  todos trabalhadores.

Um MÉDICO DO TRABALHO ganha, em média, um salário de R$ 15.000,00 bruto por 6 horas diárias.

 
Tenho interesse



Objetivos

Capacitar profissionais médicos no aprofundamento das questões relacionadas à Medicina do Trabalho, focando nas especificidades do médico neste campo de ação. O egresso sairá do curso com bases epidemiológicas, políticas e de atuação nos campos da recuperação, prevenção e promoção de uma saúde mais integral do trabalhador.

Público Alvo

Portadores de Diploma de Curso Superior em Medicina, interessados em atuar e/ou aprimorar conhecimentos teóricos e práticos na área da saúde do trabalhador/saúde ocupacional, como professores e pesquisadores que desejam aperfeiçoamento e um diferencial competitivo que busquem mudanças na área de atuação.

Profissionais médicos que desenvolvam ou pretendam desenvolver atividades em Saúde do Trabalhador, no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS, ou em outras instituições ou organizações prestadoras de serviço, pesquisa, ensino ou sindicais.

O curso é destinado fundamentalmente para os médicos que atuam ou tenham interesse de atuar na área, nas esferas Públicas e Privadas, dentre as quais se destaca: Secretarias de Saúde, Previdência Social e Reabilitação Profissional, Centros de Referência da Saúde do Trabalhador-CEREST, Empresas Privadas, Entidades Sindicais, Organizações de Assessoria, Ensino e Pesquisa em Saúde, entre outras.

O curso será realizado em dois anos, no máximo, com aulas aos sábados e domingos. As aulas serão ministradas mensalmente, sendo 20 horas. Os componentes curriculares serão ofertados com carga horária de 20 a 40 horas cada uma, no horário matutino e vespertino.

Disciplinas

  1. Introdução à Medicina do Trabalho
  2. Legislação e Perícia Trabalhista I: Acidente de Trabalho
  3. Legislação e Perícia Trabalhista II: Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial
  4. Legislação Previdenciária
  5. Doenças Ocupacionais I
  6. Doenças Ocupacionais II
  7. Fundamentos de Engenharia de Segurança do Trabalho
  8. Planejamento e Administração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
  9. Planejamento e Administração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional I
  10. Planejamento e Administração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional II
  11. Fisiologia do Trabalho
  12. Ergonomia do Trabalho
  13. Saúde Mental e Trabalho
  14. Toxicologia Ocupacional
  15. Metodologia da Pesquisa Cientifica
  16. Visitas Técnicas Supervisionadas
  17. Seminário de Pesquisa
  18. Trabalho de Conclusão de Curso

Interessou?
Faça sua pré-matrícula!

Aproveite esta oportunidade e faça já a sua pré-matrícula preenchendo o formulário.

Todos os campos são obrigatórios

Sua privacidade será respeitada e suas informações pessoais devidamente protegidas.

Este é o curso que procurava?
Faça agora sua matrícula!


Para efetivar sua matrícula no curso Medicina do Trabalho é só CLICAR AQUI ou ligar agora para (44) 3123-6000 e falar com um de nossos consultores.

Conheça também

Pós-Graduação

Medicina

Endocrinologia

Público Alvo: Portadores de Diploma de Curso Superior Graduados em Medicina
Saiba mais

Pós-Graduação

Medicina

Reumatologia

Público Alvo: Portadores de Diploma de Curso Superior Graduados em Medicina.
Saiba mais

Pós-Graduação

Medicina

Psiquiatria

Público Alvo: Portadores de Diploma de curso de graduação em Medicina, interessados em adquirir conhecimentos...
Saiba mais

Pós-Graduação

Medicina

Medicina do Tráfego

Público Alvo: Portadores de Diploma de Curso Superior Graduados em Medicina
Saiba mais