• 44 98813-1364 / 44 3346-3500
  • Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 - Ed. São Bento - Sala 1002 - Maringá PR
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Cedro Hotel - Av. Juscelino Kubitscheck, 200
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Rua David Caldas, 90 - 1º Andar
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364 / 91 3266-3100
  • Trav. Mauriti, 1771A - Pedreira
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Espaço Ideal Campinas - R. Romualdo Andreazzi, 677
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Colégio Padre José Nilson - R. Coronel Manuel Jesuíno, 225 - Mucuripe
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Avenida Juracy Magalhães Jr - Edf WA Empresarial Sl. 106 - Rio Vermelho
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • SRTVS 701 - Edifício Palácio do Rádio III - Sls 101 a 106
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Instituto Paulista de Ensino em Medicina - R. Tobias de Macedo Junior, 246
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • contato@iefap.com.br

16 Filmes sobre Medicina

Nas séries de TV Americana não param de nascer seriados de qualidade, desde o pioneiro E.R., passando por Strong Medicine, Scrubs, e mais recentemente Grey´s Anatomy e Dr. House. No cinema não podia ser diferente. A Sétima arte nos presenteou com belos filmes sobre doenças, curas e seus protagonistas.

No dia 18/10, comemora-se o Dia do Médico. Por isso, na Utilidade do Dia, selecionamos 10 filmes que abordam essa temática e que, sendo médico ou não, você com certeza vai gostar de assistir. Veja:

1. Quase Deuses (Something the lord made, 2004)

Filme de 2004, dirigido por Joseph Sargent, que conta a história real de Vivien Thomas, um negro, marceneiro recem-demitido devido à Grande Depressão, que também acabara por devastar todas suas economias destinadas à faculdade de medicina. Sua vida estaria prestes a mudar após conhecer o Dr. Alfred Bablock, cirurgião chefe da Universidade Johns Hopkins, que, ao notar sua inteligência e criatividade, enquanto trabalhava com faxineiro, o chama para trabalhar junto. Essa parceria fora dos padrões dos anos 30 culminaria numa das maiores descobertas da medicina.

2. Patch Adams – O Amor é Contagioso (Patch Adams, 1998)

Dirigido por Tom Shadyac, conta a história real de Hunter “Patch” Adams, médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos (que logo seria de inspiração a toda uma sociedade), fundador do Instituto Gesundheint em 1972. Seu papel foi brilhantemente interpretado por Robin Williams, o qual recebeu a indicação do Globo de Ouro como melho ator em comédia/musical, e o filme como melhor filme em comédia/musical e melhor trilha sonora pelo oscar no mesmo ano. Um filme inspirador.

 

3. Uma lição de vida (Wit, 2001)

Dirigido por Mike Nichols, conta a história de Vivian Bearing, interpretado por Emma Thompson, uma professora universitária competente, porém fria e sem muitas alegrias em sua vida, que descobre possuir câncer de ovário em estágio avançado. Agora ela procura analisar suas reações à doença, o tratamento e os fatos marcantes em sua vida, tendo como coadjuvantes um médico que só pensa nos resultados, um outro médicos ex-aluno de Vivian e uma enfermeira chefe, talvez a unica que a trata com calor humano.

4. O Escafandro e a Borboleta (The Diving Bell and the butterfly, 2007)

Dono de uma abordagem muito interessante e perspicaz, este filme conta a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista Elle, que após sofrer um derrame cerebral (AVC), fica com corpo inteiramente paralisado, podendo somente mexer o olho esquerdo, também conhecido com Sindrome do Encarceiramento. Com ajuda, consegue se comunicar com piscando letras do alfebato. Com 4 indicações ao Oscar, o filme é um colirio aos nossos dois olhos, principalmente a medida que, por meio de movimentos de camera com imensa sensibilidade, faz o telespectador assumir o ponto de vista do proprio personagem, além é claro de passar a analisar com maior frieza e angustia a atitude dos medicos e familiares em relação a ele.

5. Coisas belas e sujas (Dirty Pretty Things, 2003)

Dirigido por Stephen Frears, o filme conta a história um imigrante ilegal, médico, vindo da Nigéria descobre o lado desagradável da vida em Londres, deparando com o tráfico ilegal de órgãos. Um filme que choca por revelar a verdade do mercado negro da saúde, não só na Europa, mas também no mundo.

6. Mar Adentro (Idem, 2004)

Dirigido por Alejandro Amenábar, esse filme é simplesmente tocante, um verdadeiro tapa no preconceito. Você é a favor ou contra a Eutanásia? O desafio será saber se sua opinião irá mudar após assistir esse filme. Conta a história real da vida de Ramon Sampedro, espanhol que lutou durante 30 anos a favor da eutanásia e seu direito de morrer. Interpretado brilhantemente por Javier Barden.

7. Oleo de Lorenzo (Lorenzo´s Oil, 1993)

O filme conta a linda e triste história de um garoto é diagnosticado com uma rara doença que lhe dá no máximo 2 anos de vida. Inconformados com esta situação, seus pais passam então a pesquisar sobre a doença, a fim de que eles mesmos possam encontrar algo que possa ajudar o filho.

8. Freud alem da alma (Freud, 1962)

Mostra parte da vida de Sigmund Freud (1856-1939), o pai da Psicanálise, desde sua gradução em Medicina até o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas. Em parte, foca no tratamento de uma jovem paciente, no qual formula o Complexo de Édipo. No elenco, Montgomery Clift como Freud e Susannah York como a paciente Cecily Koertner. A direção é do grande John Huston. A trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith, que foi indicado ao Oscar pelo trabalho.

9. Tempo de Despertar (Awakenings, 1990)

O filme conta a história de um médico, interpretado por Robin Williams que luta para trazer de volta à vida pacientes afetados pela doença do sono. Quando ele acha uma possível cura para a doença, um dos pacientes, interpretado por Robert De Niro, acorda depois de passar anos em estado de coma. Baseado em fatos verídicos.

10. Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo´s Nest, 1975)

Dirigido por Milos Forman, o filme conta a história do presidiário Randle McMurphy, interpretado por Jack Nicholson, que  acreditava que deixaria de trabalhar na prisão fingindo ser louco, mas seus planos são frustrados quando é obrigado a morar em um hospital psiquiátrico. Para tentar animar o local, o rapaz começa a jogar cartas e basquete, o que faz com que ele enfrente a autoritária enfermeira Mildred Ratched. Com talvez a melhor atuação de Jack Nicholson, foi premiado com os oscares de melhor filme, roteiro adaptado, direção, ator e atriz.

11. Golpe do Destino (The Doctor, 1991)

O filme conta a história de um médico que sofre uma transformação em suas visões sobre a vida. Após ser diagnosticado com câncer, ele passa a experimentar,o lado do paciente na doença, ao invés do lado que ele conhecia, o do médico. Ele percebe, então, o quão frio é o tratamento ao paciente dentro dos hospitais e o quão ruim pode ser o tratamento dos médicos, seu colegas, e começa a empatizar com os paciente, algo totalmente novo para ele.

12. Diários de Motocicleta (The Motorcycle diaries, 2003)

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas. Em Machu Pichu a dupla conhece uma colônia de leprosos e questiona a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

13. Regras da vida (The Cider House Rules, 1999)

Baseado no best-seller de John Irving, a história de Homer Wells (Tobey Maguire), um garoto sem parentes que passa a ter como mentor um médico de um orfanato, Dr. Wilbur Larch (Michael Caine). Larch ensina a Homer tudo o que sabe sobre medicina e a diferença entre certo e, mas nunca o ensinou as regras da vida propriamente ditas. Quando Homer sai para descobrir o mundo, ele fica mais animado do que jamais imaginara, especialmente quando se apaixona pela primeira vez. Entretanto, quando forçado a tomar decisões que irão influir para sempre em sua vida, percebe que no final das contas não pode fugir de seu passado.

14. O homem Elefante (The Elephant Man, 1980)

A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado até então, tendo 90% do corpo deformado. Exibido como monstro em circos e considerado débil mental pela sua dificuldade de falar, é salvo por um médico, Frederick Treves (Anthony Hopkins). No hospital Merrick se libera emocionalmente e intelectualmente, além de mostrar ser uma pessoa sensível ao extremo. Sra. Kendal (Anne Bancroft), uma grande atriz, torna-se sua amiga e até a coroa britânica sensibiliza-se com o caso.

15. M.A.S.H. (1970)

A história é sobre uma unidade médica militar (sigla MASH - Mobile Army Surgical Hospital ou em tradução livre "Hospital Cirúrgico Móvel do Exército") que opera durante a Guerra da Coreia mas com alusões a Guerra do Vietnã que estava em andamento na época do lançamento do filme. Com o sucesso alcançado deu origem a aclamada série homônima, exibida originalmente entre 1972 a 1983. O filme ganhou uma de cinco indicações para o Óscar, inclusive de Melhor Filme. Venceu como melhor roteiro adaptado.

16. Nosso querido Bob (What about Bob?. 1991)

Leo Marvin (Richard Dreyfuss) é um psiquiatra que atravessa o momento mais importante da carreira. Leo acabou de lançar o livro "O Passo do Bebê" e está prestes a ser entrevistado pela televisão, mas sua vida é tumultuada quando lhe é passado um paciente (Bill Murray) extremamente inseguro, que quando descobre que seu terapeuta vai sair de férias fica desesperado e usa diversos ardis para descobrir onde seu médico está passando férias com a família. Quando ele chega ao local o psiquiatra fica irritado, mas em contrapartida toda a família dele se simpatiza rapidamente com este paciente neurótico mas extremamente amável, que sempre diz que está indo embora mas retorna pelos motivos mais diversos, deixando o terapeuta totalmente descontrolado.

Fonte: http://cineamador.wordpress.com/2009/10/19/filmes-sobre-medicina/

__________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA:

MAIS INFORMAÇÕES:

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br

Leia também