• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


17 filmes sobre pilotos e aviação


 

 

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Santos Dumont realizava o primeiro voo de aeroplano na história mundial. Ele sobrevoou, a 220 metros de altura, no Campo de Bagatelle em Paris, a bordo de seu avião 14 Bis. Para homenagear o ”pai da aviação”, o dia 23 de Outubro ficou marcado em todo o país como Dia Nacional da Aviação. Por isso, na Utilidade do Dia, selecionamos alguns filmes que abordam essa área e provam que a aviação serve de inspiração para os enredos da sétima arte há anos. Veja:


1. O Barão Vermelho (Der Rote Baron) 2008

O Barão Vermelho é um filme biográfico sobre os últimos anos de vida de Manfred von Richthofen, principal aviador alemão da Primeira Guerra Mundial. Conhecido como “Barão Vermelho”, Richthofen é retratado em sua vida amorosa, familiar e nas suas ações durante a guerra que o levaram ao Pour le Mérite, a honraria militar mais elevada da Alemanha na época, além de retratar sua morte e o devido respeito de seus inimigos ao ser enterrado em território francês, recebendo todas as honras militares dos aliados.

 


2. Prova de Fogo (Red Tails) - 2012

Estrelado pelo ator Laurence Fishburne, o longa traz a história do lendário “Esquadrão 99”, o primeiro agrupamento de caças dos EUA composto somente pornegros. Quatro jovens pilotos são reunidos pelo desejo de servirem seu país, apesar dos afro-descendentes, à época, não serem bem-vindos à Força Aérea americana. O filme, que se passa na Segunda Guerra Mundial, é repleto de ação e de perseguições áreas.

 


3. Top Gun  - 1986

Top Gun levou multidões aos cinemas durante a década de 1980 e foi figurinha carimbada na tevê aberta dos anos 1990, mas ninguém pode negar que o filme deu destaque para aviação militar em todo o mundo. No enredo, Tom Cruise vive o piloto de caças Maverick que, entre uma perseguição aérea e outra, se envolve com a bela Charlie, personagem de Kelly Mcgillis.

 


4. Os Cavaleiros do Ar (2005)

O filme francês é um prato cheio para os apreciadores de aviões caças. Um show de fotografia e paisagens exuberantes para contar o desaparecimento do Mirage 2000, avião caça de última geração que some misteriosamente durante uma exibição. Por trás deste incidente, existe um complexo jogo de intrigas e espionagens.

 


5. Asas (Wings) - 1927

Um clássico que merece assistido não apenas por quem se interessa por aviação, mas também por qualquer cinéfilo. Sua importância histórica começa pelo fato de ter sido a primeira obra a vencer o Oscar de Melhor Filme. Apesar de antigo, suas cenas aéreas conseguem impressionar até hoje. A história segue a vida de dois rapazes de classes sociais diferentes que se apaixonam pela mesma garota e se tornam pilotos na Primeira Guerra Mundial.

 


6. Fly Boys (2006)

Para os fãs das clássicas aeronaves, o filme mostra as aventuras da esquadrilha Lafayette, um grupo formado por jovens norte-americanos que entraram no Exército francês um pouco antes do fim da Primeira Guerra Mundial, tornando-se os principais pilotos do país. Um Show de efeitos especiais e muita adrenalina em combates aéreos.

 


6. Os Eleitos (1984)

Dirigido por Philip Kaufman, o filme leva para as grandes telas a história contada pelo jornalista Tom Wolfe no livro homônimo. Chuck Yeager (vivido por Sam Shepard) é um piloto que tinha como sonho voar mais rápido e mais alto do que qualquer outra pessoa. Ele começou como um piloto norte-americano (que acredita-se ter saído da estratosfera com um avião de caça) e é treinado para a primeira missão espacial americana, na década de 1940.

 


7. Tora, Tora, Tora (1970)

O clássico épico sobre o ataque de Pearl Harbor é um dos mais belos filmes de ação já produzidos. Com uma equipe de produção mesclada entre japoneses e americanos, o longa conta os dois lados desta batalha, que culminou em uma grande guerra. Destaque para as 5 Indicações que recebeu ao Oscar de 1971, ficando com a estatueta de Melhores Efeitos Visuais.

 


8. Pearl Harbor - 2001

Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.

 


9. Amélia (2009)

O drama Amélia conta a história da aviadora Amelia Earhart, interpretada por Hilary Swank, um símbolo da liberdade americana. Ela foi uma das pioneiras na aviação feminina mundial, quebrando muitas barreiras. Além de retratar os preconceitos sofridos, a cinebiografia ainda traz aspectos desconhecidos sobre a sua vida pessoal, como o relacionamento com editor George Putnam, personagem do ator Richard Gere.

 


10. O Aviador (2004)

Dirigido por Martin Scorsese, o filme conta a vida de Howard Hughes (Leonardo Di Caprio), um jovem que aos 18 anos herdou uma fortuna de seu pai e deixou o Texas para viver em Los Angeles, onde investiu pesado no cinema. Paralelamente, ele se dedicava a sua grande paixão, a aviação. Vencedor do Oscar de 2005 em cinco categorias, entre elas Melhor Atriz Coadjuvante, pela atuação de Cate Blanchett.

 


11. Menphis Belle - A Fortaleza Voadora - 1990

Filme sobre pilotos americanos na 2ª Guerra, baseado no documentário de 1943, feito durante a guerra pelo diretor William Wyler. A história é sobre a vigésima quinta e última missão da tripulação do Memphis Belle, o B17 - um bombardeiro gigante, que era conhecido, naquela época, como a fortaleza voadora.

 


12. O Crepúsculo das Águias (The Blue Max) - 1965

James Mason, George Peppard e Ursula Andress abrilhantam este comovente drama ambientado na Alemanha durante o fim da 1ª Guerra Mundial. Bruno Stachel (Peppard), um camponês promvido à elite da força aérea alemã, se vê batalhando contra o inimigo nos céus, mas também contra o preconceito de seus colegas da aviação nascidos em outra classe social. Para superar seu estigma, Stachel prova que não medirá esforços - honrados ou desonrados - para ganhar a medalha mais cobiçada na aviação do seu país: a Blue Max . Mas ele logo descobre o preço que precisa pagar para ser chamado de herói... Um filme consagrado por sua história corajosa e por suas cenas aéreas espetaculares.

 


13. Águias de Aço (Iron Eagle) - 1986

Um piloto da Força Aérea Americana é abatido em uma missão perto da fronteira de um país do Oriente Médio. Ele acaba se tornando prisioneiro e, após um rápido julgamento, é condenado por espionagem, sendo enforcado em três dias. Assim, seu filho adolescente Doug Masters (Jason Gedrick), é ajudado por seus amigos e elabora um arriscado plano, que consiste em pegar dois jatos da Força Aérea fortemente armados para resgatar seu pai. Para esta missão ele convence o coronel Charles "Chappy" Sinclair (Louis Gossett Jr.), um piloto de caças reformado, para ajudá-lo na missão.

 


14. Whisky Romeo Zulu - 2005

O filme conta a história de pré-acidente LAPA Boeing 737 de 31 de agosto de 1999 pegou fogo após bater em um barranco, no centro de Buenos Aires, matando 67 pessoas. Dirigido e interpretado por um ex-piloto da mesma empresa, revela uma complexa teia de cumplicidade entre a Força Aérea ea empresa para contornar os controles de segurança, a fim de obter um maior benefício econômico para as operações.

 

 
15. Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (Sky Captain and the World of Tomorrow) - 2003

Nova York, final dos anos 1930. A repórter Polly Perkins (Gwyneth Paltrow) descobre que os cientistas mais famosos do mundo estão desaparecendo. Após a cidade ser atacada por imensos robôs voadores, ela resolve pedir ajuda ao piloto e aventureiro ­ e seu antigo namorado ­ Joseph "Capitão Sky" Sullivan (Jude Law) e Dex (Giovanni Ribisi), o fiel ajudante dele. A missão principal do grupo é localizar o megalomaníaco doutor Totenkopf (Laurence Olivier), que está escondido em algum lugar do Nepal e planeja destruir o mundo.

 


16. Atrás das linhas inimigas (Behind Enemy Lines) - 2001

Chris Burnett (Owen Wilson) é um aviador naval experiente que está frustrado por ter sido afastado das missões de combate. Durante uma missão de reconhecimento, Burnett fotografa algo que deveria ser mantido em sigilo e, por isso, tem seu avião abatido. Agora em meio às linhas inimigas, ele receberá ajuda do almirante Reignart (Gene Hackman), um oficial durão e antiquado que acredita que Burnett ainda não aprendeu o real significado de ser um soldado.

 

17. O voo (Flight) - 2012

Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrisagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.

 

Fonte: http://blog.hangar33.com.br/10-filmes-para-comemorar-o-mes-da-aviacao/

____________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO EM
GESTÃO EM SEGURANÇA AERONÁUTICA E AEROESPACIAL

DESCONTO ESPECIAL PARA O MÊS DO AVIADOR

MAIS INFORMAÇÕES:

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br



Compartilhe!


Leia também

47 filmes sobre professores e alunos

Em homenagem ao dia do professor, na Utilidade do Dia, preparamos uma ...

Em homenagem ao dia do professor, na Utilidade do Dia, prepa...

Em homenagem ao dia do professor, na Utilidade do ...

saiba mais