• 0800.501.6000 / 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


47 filmes sobre professores e alunos


 

\"\"

Em homenagem ao dia do professor, na Utilidade do Dia, preparamos uma lista com 47 filmes que abordam o relacionamento entre professores e seus alunos. Alguns são documentários, muitos são baseados em fatos reais e a maioria retrata situações encontradas no cotidiano de professores. Você vai querer salvar esse link nos seus favoritos, pois aí tem histórias comoventes e chocantes, que você vai querer assistir muitas vezes. Que tal começar agora? Confira:

Gênio Indomável
Resumo: Um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

Uma mente brilhante
Resumo: Baseado no livro A Beautiful Mind: Uma biografia de John Forbes Nash Jr. O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal, lutando até onde pôde. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia (Jennifer Connelly), uma de suas ex-alunas com quem se casou e teve um filho.

Nenhum a menos
Resumo: As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente. Antes de partir, ele recomenda à garota que não deixe nenhum aluno abandonar a escola durante sua ausência. Quando um garoto desaparece da escola, a jovem professora descobre que ele deixou o vilarejo em direção à cidade em busca de emprego, para ajudar no sustento da família. Seguindo os conselhos de seu professor, ela vai atrás do aluno.

A Onda
Resumo: Um Professor decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista realmente, mas os alunos começam a sair do controle e começam a propagar “A onda” por toda a cidade tornando o projeto um movimento real. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.

Deus não está morto
Resumo: Quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia (Kevin Sorbo) que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista - até se afastar das pessoas mais importantes para eles. O filme, apesar de possur forte ideologia cristã, também mostra um lado real da ciência que muitos desconhecem ou ocultam, que evidencia a existência de um Criador, e tenta mostrar que fé e razão podem caminhar juntas.

Ana e o rei
Resumo: Quando a professora inglesa, Anna Leonowens, chega ao exótico Sião para ensinar os filhos do Rei Mongkut, suas sensibilidades ocidentais se chocam com os modos do governante oriental. A tensão aumenta quando Mongkut descobre que forças externas estão conspirando contra seu regime.

Duelo de Titãs
Resumo: Nos anos 70, numa cidade da Virgínia, a justiça determinou que as escolas deveriam promover a integração entre brancos e negros. Cumprindo a norma, a escola T.C. Williams substituiu o treinador de futebol americano Bill Yoast, branco, por Herman Boone, negro. Além de não ser bem recebido, o novo treinador tem que lidar com jovens que estão juntos pela primeira vez e que, por preconceito racial, não se dão bem. Mais do que o esporte, o racismo é o maior desafio que Boone enfrenta para levar o time adiante.

O clube do imperador
Resumo: Baseado no texto The Palace Thief, de Ethan Canin, O Clube do Imperador conta a história de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

Sociedade dos poetas mortos
Resumo: Em 1959, John Keating volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Escritores da liberdade
Resumo: Erin Gruwell é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

Os silenciados
O filme é baseado em eventos reais que aconteceram em Gwang Ju, Coréia do Sul. Pessoas presumem que os acontecimentos reais foram dramatizados no filme, mas aparentemente os eventos reais eram mais hediondos do que no filme. Ao ensinar os deficientes auditivos, In-Ho sente algo estranho com a aparências distante das crianças. In-Ho vai descobrir ações terríveis cometidas  pelo corpo docente da escola contra os alunos, incluindo abusos sexuais. Seu trabalho para quebrar o silêncio das crianças está apenas começando. enquanto isso In-Ho sente suas próprias pressões para ficar em silêncio enquanto seu novo trabalho já custou a sua família o dinheiro de sua casa e as contas médicas estão se acumulando para sua filha. O romance foi inspirado por um incidente verdadeiro ocorrido em uma escola para pessoas com deficiência auditiva em Gwangju, na Coréia.

A Voz do coração
Resumo: Ao receber a notícia do falecimento da mãe, o reconhecido maestro Pierre Morhange volta para casa. Lá, ele recorda sua infância por meio da leitura das páginas de um diário mantido por seu antigo professor de música, Clément Mathieu. Na década de 40, o pequeno Pierre é um menino rebelde, filho da mãe solteira Violette. Ele freqüenta um internato dirigido pelo inflexível Rachin, que enfrenta dificuldades para manter a disciplina dos alunos difíceis. Mas a chegada do professor Mathieu traz nova vida ao lugar: ele organiza um coro que promove a descoberta do talento musical de Pierre.

Entre os Muros da Escola
Resumo: Baseado em livro homônimo, o filme mostra as experiências do professor de literatura François Marin em uma escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Paris. O docente tenta estimular os estudantes, mesmo tendo que lidar com o descaso dos alunos.

Encontrando Forrester
Resumo: O filme retrata diversos cenários do cotidiano envolvendo sentimentos de amizade, confiança e escolha. Mostra o caminho de um jovem de dezesseis anos da periferia de Nova York que consegue uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas particulares da cidade, graças às notas que conquistou no colégio público. Só que ele não consegue superar a barreira do preconceito, por ser negro e pobre. O talento do rapaz em escrever o leva a conhecer William Forrester (Sean Connery), um brilhante escritor que vive recluso. Ele percebe a capacidade do jovem e o incentiva a prosseguir. Desse relacionamento, nasce uma bela e edificante amizade.

Larry Crowne – O Amor Está de Volta
Resumo: Larry Crowne (Tom Hanks) trabalha há anos em uma loja, onde já foi escolhido por nove vezes como o funcionário do mês. Um dia, para sua surpresa, ele é demitido por não ter curso superior. Precisando recomeçar do zero, ele resolve se matricular na faculdade. Um dos cursos que realiza é o de oratório, ministrado por Mercedes Tainot (Julia Roberts), que está desanimada devido ao desinteresse dos alunos por sua matéria. A vida na faculdade faz com que Larry ganhe novos amigos, mude seu estilo de vida e se aproxime, cada vez mais, de Mercedes.

Preciosa – Uma História de Esperança
Resumo: Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.

Ao Mestre com Carinho
Resumo: Desempregado, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) acaba por lecionar em uma escola no East Wend de Londres formada por alunos pobres e sem disciplina. O professor sofre um bocado na mão deles, mas, aos poucos, consegue impor respeito e ganhar a amizade dos estudantes. A canção que leva o nome original do filme, To Sir with Love, da cantora Lulu (que também participa do longa), ficou por cinco semanas no topo da parada norte-americana. Um clássico das sessões vespertinas da TV.

Ao Mestre com Carinho II
Em vias de se aposentar, depois de dar aulas por 30 anos numa escola de um bairro da classe operário de Londres, o professor Mark Thackeray (Sidney Poitier) aceita o convite para lecionar nos Estados Unidos, numa escola da região sul de Chicago. Mas seu verdadeiro objetivo em Chicago é voltar a encontrar seu primeiro amor, uma mulher que conheceu há mais de 30 anos na Guiana. Quando reencontra sua antiga amante, Mark se vê em grandes dificuldades tendo de lidar com alunos muito indisciplinados em sua nova cidade.

Mentes Perigosas
Resumo: Michelle Pfeiffer interpreta a professora Louanne Johnson que, após ser hostilizada pelos alunos de uma escola na periferia, aposta em métodos pouco convencionais, como o karatê, para ensiná-los. O longa, baseado em uma história real, ficou famoso pela canção Gangsta’s Paradise, do rapper Coolio.

Ser e Ter
Resumo: O documentário de Nicolas Philibert acompanha a rotina de um dedicado professor, George Lopez, no interior da França. Crianças entre 4 e 11 anos dividem a mesma sala de aula do Ensino Fundamental e aprendem a ler, escrever e se relacionar. Indicado a vários prêmios, como o César, (o Oscar francês), o longa tem sido estudado e mostrado em escolas de várias partes do mundo.

Half Nelson
Resumo: Numa escola do Brooklyn, Nova York, frequentada majoritariamente por alunos negros e latinos, o professor Dan Dunne (Ryan Gosling) ensina História e é técnico do time de basquete feminino. Dunne, que é viciado em drogas, deixa a disciplina de lado e se concentra em discutir filosofia e dialética com os estudantes. O filme centra-se em sua relação com Drew (Shareeka Epps), uma aluna de 13 anos frustrada com a vida que leva. Gosling recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.

Pro Dia Nascer Feliz
Resumo: Enquanto nos colégios de classe alta de São Paulo, jovens sentem a pressão dos últimos exames do ano, no grande Rio, interior de Pernambuco ou na periferia paulista, alunos professores desmotivados faltam às aulas, escolas enfrentam situações precárias e alunos transformam o ambiente escolar no único compromisso social que têm na semana. Neste documentário angustiante, João Jardim ajuda a traçar um retrato sobre a situação escolar do país.

Conrack
Resumo: Um homem branco chega em uma ilha quase inteiramente habitada por negros, com o objetivo de dar aulas na escola local. Lá ele enfrenta resistências para poder dar uma educação melhor aos seus alunos.

Com mérito
Resumo: Monty é um estudante de Harvard prestes a se formar. Quando seu computador quebra, ele fica apenas com uma cópia impressa de seu trabalho de graduação e corre pra tirar uma cópia, mas tropeça e o calhamaço cai no porão de um prédio. Ali se abriga o mendigo Simon, que pega o trabalho e chantagea Monty: para cada página do trabalho, ele quer um dia de casa e comida. E assim Monty e seus companheiros de república são forçados a conviver com Simon, um relacionamento que aos poucos se transforma em amizade. O mendigo está doente, teme morrer logo e começa a rever os erros de sua vida. E pode não ser culto, mas é capaz de ensinar algumas coisas sobre a vida para estes estudantes de Harvard.

Meu mestre minha vida
Resumo: Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey, de onde ele havia sido demitido. Com seus métodos nada ortodoxos, Joe se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio marcado pelo consumo de drogas, disputas entre gangues e considerado o pior da região. Com isso, ele ao mesmo tempo coleciona admiradores e também muitos inimigos.

O triunfo
Ron Clark (Matthew Perry) é um professor temporário, que experimenta um misto de nervosismo e ansiedade ao aguardar o momento de começar no emprego. Mas, antes mesmo de iniciar, demonstra uma rara sensibilidade ao saber se aproximar de um garoto que tinha sido colocado em um castigo humilhante por outro professor. Após 4 anos, os métodos de Clark se mostraram mais do que eficientes, pois classificou sua classe em 1º lugar do município pelo 4º ano seguido.

Madadayo
1943. O professor Hyakken Uchida (Tatsuo Matsumura) resolve deixar de lecionar para poder se dedicar ao ofício de escritor. O professor é uma lenda vida entre alunos e ex-alunos, pelo seu espírito brincalhão e alegre, e constantemente recebe visitas de seus antigos pupilos. Ele e sua esposa (Kyôko Kogawa) alugam uma bela casa, mas logo ela é destruída em virtude dos ataques aéreos que o Japão sofre na Segunda Guerra Mundial. A partir de então eles se mudam para um barraco, onde vivia o jardineiro de uma mansão próxima. É quando seus ex-alunos, decididos a impedir que o professor continue com uma vida de miséria, decidem se unir para bancar a construção de uma nova casa para ele. Além disto passam a comemorar anualmente o aniversário do professor, reunindo amigos dele e ex-alunos para uma grande confraternização.

A missão
A missão recebeu 8 indicações para o Oscar, tornando-se ainda vencedor da Palma de Ouro de melhor filme. Estrelado por Robert De Niro e Jeremy Irons, o drama retrata a delicada situação das missões jesuíticas da América do Sul, especificamente na região dos Sete Povos das Missões. Com o Tratado de Madrid estabelecido entre Portugal e Espanha, os nativos deveriam ser transferidos para outra margem do rio Uruguai, abandonando as terras em que viveram os seus ancestrais. Essa política colonialista exercida pelos países ibéricos desencadeou uma situação conflituosa representada pelas guerras-guaraníticas, que acabou com o massacre dos nativos e seus aliados jesuítas. Apesar da superioridade militar européia, os indígenas resistiram bravamente. No filme, vários dos intérpretes de nativos eram na verdade índios da América do Sul.

O enigma de Kaspar Hauser
Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular. Baseado em uma história real.

A Corrente do Bem
Um professor de Estudos Socias, lança uma proposta de trabalho para seus alunos tentarem desenvolverem o ano inteiro: pensarem em uma ideia para mudar o mundo e colocá-la em prática. O que seria só uma atividade, acabou se tornando um desafio para um dos alunos (Travor), que acaba criando uma corrente do bem, baseado no princípio de que ele iria ajudar três pessoas a realizar algo muito importante que sozinhas elas não conseguiriam e estas pessoa teriam que passar o bem adiante a outras três pessoas e assim sucessivamente. O filme é como um desencadeador de discussões interdisciplinares: psicologia (perfil psicológico dos autores principais: aluno, professor, mãe do aluno, avó do aluno, mendigo, colega de sala, repórter), matemática (a lógica matemática da corrente do bem), linguagem (a obsessão do educador por uso de palavras de alto nível e a forma como estimula os alunos a pesquisarem seu significado), religião e filosofia (exploração de correntes religiosas, filosófica, personalidades que defendem o princípio de uma interdependência entre os homens), história e geografia (origem e lugares em que esses princípios foram aplicados) e outras mais.

A Língua das Mariposas
Don Gregorio é um velho professor de uma pequena cidade espanhola. Moncho, um garoto de sete anos que inicia sua vida escolar meses antes da ditadura se instalar no país. Com o velho mestre, ele descobre o prazer de aprender, de admirar e explorar a natureza, de viver com os sentidos e os sentimentos. A nobreza do mestre é demonstrada logo no início do filme, quando ele vai até a casa no novo aluno pedir desculpas, pois, mesmo sem intenção, humilhou-o frente aos colegas em seu primeiro dia de aula. A história singela, triste e profunda do relacionamento entre aluno e mestre é cenário para mostrar a ascensão do regime militar espanhol, e como a força militar mexeu com a moral e a ética da população, inclusive em relação a Don Gregorio, que fazia parte da resistência ao regime repressor.

Anjos do Arrabalde
Forte crítica de costumes, Anjos do Arrabalde narra a trajetória de três professoras que vivem na periferia de São Paulo em meados da década de 80. Entre outras questões, são abordadas as dificuldades financeiras, o ambiente violento dentro e fora da escola e os problemas domésticos vividos por essas mulheres. Uma das protagonistas chega a abandonar as aulas para tornar-se dona de casa por exigência do marido.

Céu de Outubro
Outro filme que pode enriquecer e também aborda o mesmo assunto: a ideia de trabalho com projetos explorando um projeto que nasce de um grupo de alunos (baseado em fatos verídicos) é o "Céu de Outubro", que mostra de maneira simples como uma ideia pode mudar uma vida. É um filme extremamente simples e belo, sem um elenco famoso mas fascinante.

Morangos Silvestres
A caminho da universidade onde lecionou, um professor aposentado (Victor Sjöström) viaja para receber um título honorífico. No trajeto, um pesadelo o faz recordar episódios de sua longa vida. Morangos Silvestres, contado em flashbacks, não é de fácil entendimento, mas os cinéfilos - como Luiz Carlos Merten, crítico do jornal O Estado de S. Paulo - garantem que vale a pena.

Mr. Holland - Adorável Professor
Em 1964, um jovem compositor (Dreyfuss) decide dar aulas de música enquanto economiza para dedicar-se à criação de uma sinfonia. Anos depois, quando seu filho nasce surdo, ele organiza um concerto todo especial para deficientes auditivos. Já na década de 90, é forçado a aposenta-se porque sua disciplina deixa de ser prioridade no currículo escolar.

O Preço do Desafio
Inspirado em fatos reais, O Preço do Desafio é recomendado por Renato Lemos, crítico de cinema do Jornal do Brasil.  Aclamado pelas platéias é a dinâmica saga de heróis da vida real, determinados a ter êxito num desafio para poucas pessoas: o Exame Nacional de Cálculos Avançados. Edward James Olmos (indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1988) nos dá uma performance extraordinária como o indômito Jaime Escalante, um professor de matemática numa escola em East Los Angeles, o Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio como fracassados. Escalante é persuasivo, empurra, ameaça e inspira 18 garotos que estão lutando tornarem bons em matemática.

O Caminho para Casa
Atrás da envolvente história de amor entre a camponesa Zhao Di e o professor Luo Changyu, o cineasta Zhang Yimou (Lanternas Vermelhas, Nenhum a Menos) enaltece a profissão de mestre e a sua importância para a comunidade. O narrador é o filho único do casal, Yusheng, que volta à pequena comunidade do interior da China quando recebe a notícia da morte de seu pai. Relembrando os contratempos que o casal passou até conseguir se casar, Yusheng revela também que é o responsável por uma das grandes frustrações de seu pai: ele queria que o filho também fosse professor para dar continuidade à sua obra.

Quando Tudo Começa
Para produzir Quando Tudo Começa, o diretor Bertrand Tavernier tomou depoimentos de diversos professores de carne e osso sobre a realidade das escolas públicas. As entrevistas deram forma a um educador (Phillipe Torreton), que leciona para crianças numa cidadezinha do interior francês. O local registra altos índices de desemprego e, contrariando seus superiores, o protagonista se envolve com os problemas da comunidade. Imperdível, segundo o crítico de cinema da Folha de S. Paulo, Sérgio Rizzo.

O Milagre de Anne Sullivan
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

Hellen Keller - O Milagre Continua
O filme retrata a história da americana Hellen Keller, que mesmo sendo cega, surda e muda, provou com a ajuda da professora Anne Sullivan sua importância.

E seu nome é Jonas
Pais descobrem que o filho que tinha sido diagnosticado como sendo retardado na verdade é surdo. O filme mostra os preconceitos e dificuldades enfrentadas por Jonas e sua mãe, tentando descobrir como tirar ele do isolamento até que ele começa a aprender língua de sinais.

O martírio do silêncio
Mandy Garland nasceu surda e tem sido muda por toda sua vida. Seus pais acreditam que ela é capaz de falar, Ela é matriculada numa escola para surdos que tem um professor especial.

O sorrido de Mona Lisa
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

O líder da classe
Narra a história de vida de Brad Cohen (Jimmy Wolk), que tem Síndrome de Tourette (é um distúrbio neurológico que faz com que o corpo perca o controle e a pessoa com essa doença tem tiques nervosos) e mesmo assim ele não deixa que essa deficiência o vença. Desde os 6 anos ele tem esse problema, mas sua mãe sempre o incentivou a ter uma vida como a de todo mundo. Foi um diretor que o fez ser aceito na escola e pela ignorância dos professores que ele teve na vida, decidiu o ser o professor que ele nunca teve. Ele adora ensinar o mais importante: que nada nunca o impediu de viver. Baseado em fatos reais, hoje em dia o verdadeiro Brad (Bobo como é a sua mãe o chama) é casado com Nancy, fez seu mestrado e faz o que ele ama fazer.

O quadro negro
Um grupo de professores atravessa as montanhas do Irã, carregando quadros-negros em suas costas, em busca de estudantes. Assustados com o ensurdecedor e repentino barulho de helicópteros, eles saem correndo tentando se proteger. Com a confusão, o grupo acaba se separando. Agora, cada professor passa a conhecer novas pessoas e novas realidades, criando várias narrativas.

Nosso professor é um herói
Gérard Depardieu, astro de Meu Pai, Meu Herói, estrela esta comédia na linha de Ao Mestre com Carinho. É sobre um professor de história que vai lecionar numa escola barra-pesada, a fim de ficar perto dos filhos pequenos e da ex-esposa, de quem acabou de se separar. Designado para lecionar para a classe mais indisciplinada do colégio, ele logo entra em conflito com um grupo de alunos marginais. Para complicar, também vai morar num condomínio perigoso, dominada por uma perigosa gangue juvenil. Decidido e teimoso, Depardieu resolve enfrentar a violência, o racismo e a falta de estrutura que encontra na escola e em seu condomínio. Paralelamente, ajuda sua vizinha adolescente (e aluna) nos estudos, além de flertar com uma das professoras, embora também tente reatar seu relacionamento com a ex-esposa. Uma comédia vista por milhões de pessoas em toda a Europa.

Somos todos diferentes
O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida, e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

Fonte 1: http://www.lendo.org/21-filmes-em-que-a-educacao-e-um-tema-criativo/
Fonte 2: http://canaldoensino.com.br/blog/15-filmes-sobre-professores-que-voce-deveria-assistir
Fonte 3: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/filmes.htm

____________________________________________________________________________

\"\"

Alfabetização e Letramento

Docência do Ensino Superior

Educação Ambiental e Sustentabilidade

Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado

Educação Especial: Deficiência Intelectual e Múltipla

Educação Especial: Surdez e Língua Brasileira de Sinais

Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Gestão e Coordenação Escolar

Neuropedagogia

Psicopedagogia Institucional e Clínica

 

MAIS INFORMAÇÕES:

GERAL:
www.iefap.com.br
www.facebook.com/pos.iefap
contato@iefap.com.br

BELÉM:
belem.iefap.com.br
(91) 3266-3100 / (91) 8830-6323 (Oi) / (91) 8496-6335 (Claro) / (91) 8369-6260 (Tim) / (91) 9147-3765 (Vivo)
Travessa Mauriti, 1771/A – Pedreira

MARINGÁ:
maringa.iefap.com.br
(44) 4141-2071 / (44) 9975-7199 (Tim)
Av. Advogado Horácio Raccanello, 5415, loja 1 - Zona 7

LONDRINA:
londrina.iefap.com.br
(43) 3024-4071 / (43) 9975-1909
Rua Fortaleza, 91 (Parceria com Colégio Nobel)

CASCAVEL:
cascavel.iefap.com.br
(44) 4141-2071 / (45) 9999-5388

 


Compartilhe!


Leia também