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9 orientações para produzir e publicar artigos científicos


 

Independentemente da área de atuação, todo bom profissional um dia precisa passar pela faze de construção e publicação de um artigo científico. Tarefa nada fácil, apesar de necessária. Fazer uma boa pesquisa exige precisão e domínio sobre o assunto. Por isso, muitos estudantes ficam em dúvida sobre a maneira correta de elaborar o seu trabalho. Por onde começar? Como definir o tema da pesquisa? Qual linguagem utilizar no texto?

Segundo Gilson Volpato, professor de redação científica da Unesp, as pessoas costumam ter dúvidas e errar porque não sabem ciências, ou não aprenderam de maneira correta: “Muitos professores transformam essa disciplina em um conjunto de regras”. Inclusive, para ajudar alunos, professores e pesquisadores a escreverem uma pesquisa acadêmica, Volpato criou o Clube SOS Ciência, que tira dúvidas on-line sobre redação científica.

Na Utilidade da Semana, confira alguns truques que o professor Volpado deixou, que vão ajudar muito nessa produção.

1. Leia sobre o que já foi feito

Antes de começar um projeto de pesquisa, é importante checar diversos conteúdos da área para conhecer tudo o que já foi falado sobre o tema. Uma das sugestões do professor Volpato é ler artigos de boas revistas internacionais.  Além disso, fazer um levantamento de publicações que podem ser utilizadas para dar base ao seu projeto também ajuda. Abaixo, seguem algumas fontes de pesquisas científicas  online confiáveis e de acesso gratuito:

Scielo – Biblioteca científica eletrônica / Scielo Livros / Google Acadêmico / Periódicos Acesso Livre Capes / Editora Unesp / Cultura Acadêmica – Coleção PROPG Digital / Portal Domínio Público do MEC / Biblioteca Virtual FGV Projetos / Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina / Biblioteca Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Biblioteca Digital da Universidade Federal do Paraná / Biblioteca Virtual da Universidade Federal da Bahia / Biblioteca Digital da Universidade Federal de Minas Gerais / Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unicamp / C@thedra – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unesp / Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da Usp / Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília / Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISINOS / Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC – Campinas / Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP / Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) / Biblioteca Digital da UEL / BDBComp – Biblioteca Digital Brasileira de Computação / LIVRE - Portal para periódicos de livre acesso na Internet / Biblioteca Virtual / BVS – Biblioteca Virtual em Saúde / Saúde e Trabalho / Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Biblioteca Digital Mundial / IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas / DHNET / SISBI – Sistema de Bibliotecas

2. Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir

Você precisa identificar o nível de ciência que se pretende atingir. Ache publicações científicas que estariam no patamar da sua pesquisa: você pretende atingir uma Science, com abrangência em diversas áreas de conhecimento, ou deseja focar em uma publicação especializada? Se a sua resposta for publicar em um veículo científico de grande abrangência, você vai ter que pensar e elaborar a sua pesquisa de forma que ela seja compreensível para o maior número de pessoas possível, incluindo outras áreas de conhecimento.

3. Apresente uma novidade

Não existe uma boa pesquisa sem algo novo ou relevante. “Os pesquisadores têm dificuldade de aceitar que o tema da sua pesquisa não apresenta uma novidade”, conta Volpato. Segundo ele, após ler sobre o que já foi desenvolvido dentro do tema, é necessário encontrar uma nova abordagem. Uma pesquisa muito repetitiva não pode apresentar grandes contribuições científicas.

4. Saiba a hora certa para começar a escrever

Muitas pessoas começam a escrever o seu artigo na hora errada. Para manter a unidade do texto é importante ter uma ideia completa do trabalho. Não comece a adiantar algumas partes do seu artigo sem ter concluído a pesquisa, analisado e interpretado dados.  Antes de começar a escrever, o professor afirma que é necessário já ter em mente a resposta para algumas perguntas: 1- Como surgiu a pesquisa?, 2- Onde você chegou?, 3- Como chegou nesse caminho e o que me faz aceitar a sua história?, 4- O que isso muda na ciência?, 5- Por que as pessoas se interessariam por isso?

5. Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar

Após ter uma visão geral do trabalho, respondendo as perguntas anteriores, comece a pensar na revista que você deseja ter o seu trabalho divulgado. Leia diversos artigos e tente observar o formato que eles seguem. “É bom conhecer o jeitão da revista”, apontou Volpato. Pense nessa estrutura quando estiver escrevendo.

6. Mantenha a lógica no texto

Na hora de escrever é preciso observar se as ideias da pesquisa não estão se contradizendo. De acordo com o pesquisador, muitas pessoas acabam cometendo erros nesse item. Introdução, desenvolvimento e conclusão devem estar muito bem alinhados e relacionados. Todas as partes devem apresentar coerência e lógica. Releia o texto e veja se ele consegue manter uma unidade.

7. Encontre a medida certa

Segundo Volpato, as pessoas tendem a achar que os trabalhos mais longos são os melhores. No entanto, o número de páginas não é sinônimo de qualidade. É  importante apresentar todos os argumentos de maneira clara e objetiva, na medida certa.

8. Compartilhe o seu conhecimento

Após concluir um artigo é importante tentar a sua publicação em revistas de divulgação científica. Segundo o professor Volpato, a divulgação da pesquisa é tão importante quando a redação. A partir disso, você terá a oportunidade de submeter o seu trabalho para avaliação de outros pesquisadores e especialistas e até de divulgar seu nome como profissional. Antes de enviar um artigo para análise, observe atentamente o formato exigido em cada publicação. Algumas revistas têm normas específicas que devem ser seguidas, incluindo padronização de estilo, quantidade de caracteres e outras referências.

9. Acompanhe os resultados

Não pense que a publicação do artigo é o último passo. Após divulgar a sua pesquisa, tente observar a repercussão do seu trabalho no mundo científico. Observe as contribuições acadêmicas da sua pesquisa. Ao visualizar quem está citando o seu artigo, procure entender quais reflexões estão sendo geradas a partir dele.

No entanto, é preciso lembrar que não existe receita para a elaboração de uma boa pesquisa cada artigo tem suas particularidades e uma orientação coerente e confiável trará peso bem maior ao trabalho final.

Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/10-dicas-para-escrever-e-publicar-artigos-cientificos

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