• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Cinema e ciência: 215 Filmes para quem ama psicologia


 

  

Hoje, a Utilidade do Dia é pra você que é da área da Psicologia ou Saúde Mental, ou é um curioso que se interessa por comportamento em geral, vale conferir e assistir a esses 215 filmes que tratam de diversos assuntos das áreas. Salve nos seus links favoritos! Você vai usar essa dica por bastante tempo.

10 horas até o Paraíso

O fisiculturista Dennis, de 38 anos, gostaria de encontrar o verdadeiro amor. Ele nunca teve uma namorada e vive sozinho com sua mãe em um subúrbio de Copenhagen. Quando seu tio casa com uma moça da Tailândia, Dennis decide tentar sua própria sorte em uma viagem para Pattaya, já que, supostamente, o amor é mais fácil de encontrar na Tailândia. Ele sabe que sua mãe jamais aceitaria uma outra mulher em sua vida, então ele mente e diz a ela que ele está indo para a Alemanha. Dennis nunca viajou para fora antes e a agitada Pattaya é um grande choque cultural para ele.

21 Gramas

Quantas vidas vivemos? Quantas vezes morremos? Dizem que todos nós perdemos 21 gramas no momento exato de nossa morte. Todos. Quanto cabe em 21 gramas? Quanto se vai com eles?

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas de classe na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal no país. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov) , chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

A Caça

Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo vai bem até que, um dia, uma de suas alunas inventa à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem qualquer tipo de comprovação, seja perseguido pelos moradores da cidade em que vive. 

A Experiência

Uma equipe de cientistas arregimenta 20 presos para uma experiência psicológica em troca de um prêmio em dinheiro. Os prisioneiros são divididos em dois grupos: oito deles fazem o papel de guardas e os outros 12, de internos. As cobaias são isoladas numa área da penitenciária onde certas regras devem ser obedecidas e mantidas pelos guardas. No início, a camaradagem reina no ambiente. Mas a violência não tarda a explodir quando um ex-repórter disfarçado de preso lidera um motim. Os guardas reagem com brutalidade crescente. O conflito se agrava com a morte de um dos presos e a captura dos cientistas que criaram o projeto.

A História de Adèle H.

Adèle Hugo (Isabelle Adjani), filha do escritor Victor Hugo, é abandonada pelo tenente Pinson (Bruce Robinson), por quem estava perdidamente apaixonada. Em 1861, ele deixa o país para servir na base de Halifax, no Canadá, e já não se lembra mais de Adèle. Ela o atormenta a ponto de anunciar o casamento dos dois num jornal local, provocando o rompimento da união dele com a filha de um juiz. Doente, sem recursos, ela empreende uma perseguição implacável que resulta em sua própria loucura. O filme é baseado em uma história verídica, mais precisamente nos diários de Adèle.

A Invenção da Psicanalise

Excelente documentário produzido por uma das maiores historiadoras da psicanálise: Elizabeth Roudinesco. Com contribuições de Peter Gay, autor da mais famosa biografia de Sigmundo Freud. O documentário narra a história da invenção da psicanalise com muitas imagens, vídeos e informações interessantes.

A Mulher do Lado

Em Grenoble a gerente de um clube de tênis narra os trágicos acontecimentos que se sucederam quando um homem casado tem novos vizinhos e é surpreendido ao ver que a mulher do novo inquilino já esteve envolvida com ele, há oito anos atrás. Ambos se comportam como se estivessem se conhecendo naquele instante, mas em pouco tempo o caso deles é reiniciado. Durante uma festa ele perde o controle da situação e o fato deles terem sido amantes no passado vem à tona, deixando toda a situação mais tensa.

A Pele que Habito, Pedro Almodóvar

Desde que a mulher sofreu queimaduras num acidente de carro, o Dr. Robert Ledgard, um famoso cirurgião plástico, interessa-se por criar uma nova pele que poderia tê-la salvo. Ao fim de doze anos, consegue criar no seu laboratório uma pele que é sensível às carícias mas que é um escudo contra as agressões, externas e internas, a que está exposto o nosso maior órgão. Para consegui-lo, utilizou as possibilidades da terapia celular. Para além dos anos de estudo e experiências, Robert precisava de uma cobaia humana, um cúmplice e ausência de escrúpulos. Os escrúpulos nunca foram um problema, não fazem parte do seu carácter. Marília, a mulher que tratou dele desde que nasceu, é o seu cúmplice mais fiel. E quanto à cobaia humana.

A Professora de Piano, Michael Haneke

Erika Kohut (Isabelle Huppert) é professora de piano num conservatório de Viena (a capital da música erudita), especialista em Schumman e Schubert. Ela é extremamente rígida e cruel com seus alunos, fria, seca, sem nunca dar um sorriso sequer. Mora com sua mãe (Annie Girardot) num apartamento de dois quartos. As duas nutrem uma relação de controle mútuo, amor e ódio, com brigas e agressões, inclusive físicas. No seu tempo livre, Erika freqüenta — sempre sóbria e solitária — sex shops e peep shows. Aos poucos, vai-se nos revelando sua personalidade perversa e desajustada. Seus atos dantescos e sua misantropia. Ela é voyeur, sado-masoquista e auto-mutiladora (a cena em que ela corta o próprio genital com uma lâmina no banheiro é hiper-aflitiva). Na ocasião de um concerto privado seu para a alta burguesia cultivada, ela conhece Walter (Benoît Magimel), jovem rico, estudante de engenharia e dotado de notório talento para o piano, que ele pratica e estuda informalmente. Walter fica fascinado por Erika e candidata-se a uma vaga na master class dela no conservatório. E passa a assediá-la insistentemente. Os dois iniciam um jogo de dominação e submissão que os leva a atos absurdos e atordoantes.

A Separação , Asghar Farhadi

Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados. Sem uma esposa para cuidar da casa, Nader contrata uma empregada para ser responsável pelos afaseres domésticos e por tratar da rotina de seu pai. A empregada, que está grávida, aceita o trabalho sem avisar o seu marido. (fonte: AdoroCinema)

A solidão dos números primos, Saverio Costanzo

Alice e Mattia são como números primos: divisíveis apenas por um e por eles mesmos. Desde crianças, lidam com traumas que os tornam indivíduos singulares, isolados da sociedade. Alice quase perdeu a perna em um acidente de esqui, e Mattia negligenciou a irmã gêmea deficiente, recebendo em seguida a notícia de seu desaparecimento. Ao se encontrarem na adolescência, se reconhecem na dor um do outro e desenvolvem um forte laço. Eles crescem e, apesar de levarem vidas paralelas, seus destinos sempre se cruzam.

A Teia de Chocolate, Claude Chabrol

Milka Muller é a diretora da empresa Chocolates Muller. Com o marido André, um famoso pianista, mora na Suíça e leva uma vida aparentemente pacata. Junto a eles mora também Guillaume, filho de André. Jeanne Pollet é uma jovem pianista que descobre que pode ter sido trocada por Guillaume na maternidade. Movida pela curiosidade, a garota decide conhecer André, desencadeando uma série de problemas para ela e para a família.

As Chaves de Casa, Gianni Amelio

Paolo (Andrea Rossi) tem 15 anos e sofre de deficiências físicas e psicológicas provocadas pelo parto, que culminou com a morte de sua mãe. Criado pelos tios na Itália, Paolo precisa viajar anualmente até um hospital de Berlim para terapia de reabilitação. Seu pai, Gianni (Kim Rossi Stuart), aparece para acompanhá-lo pela primeira vez durante a viagem, numa tentativa de se aproximar do filho. Suas vidas se transformam quando eles encontram Nicole (Charlotte Rampling), uma mulher que se dedica aos cuidados da filha deficiente.

Acusado, Jacob Thuesen

Trata-se de uma família aparentemente normal formada por pai, mãe e filha. A garota, desde muito novinha, tinha um histórico de compulsão por mentira e, por conta disto, quando acusou seu pai de molestá-la sexualmente, foi desacreditada. A película baseia-se principalmente nos diálogos entre os membros da família e lembranças do julgamento do pai. A fotografia é impressa num belo tom de azul predominante. Cinema dinamarquês: aquele que nunca decepciona.

Adam, Max Mayer

O jovem engenheiro eletrônico Adam acaba de perder o pai. Com dificuldades de se socializar, vive isolado em seu excessivamente organizado apartamento em Nova York. Sua rotina se transforma quando a atraente Beth se muda para o andar de cima. Inicialmente reticente com o comportamento estranho do vizinho, ela aos poucos passa a conhecê-lo melhor e a entender as razões por trás de suas dificuldades de comunicação. Percebendo o interesse de Adam e a profunda conexão que se formou entre eles, Beth resolve dar uma chance ao relacionamento. Competição do Festival de Sundance 2009.

Afterschool, Antonio Campos

Em um colégio norte-americano, o jovem Robert vive como um adolescente normal, apesar de algumas características que o destacam da maioria, como a mania de assistir vídeos de violência sexual na internet. Quando duas irmãs morrem após uma overdose, aos pés do garoto, ele é convocado pela direção da escola para fazer um filme em homenagem às amigas. Porém, a medida em que o vídeo vai sendo feito, o lado hipócrita e cruel das pessoas vai se revelando.

Almas Gêmeas, Peter Jackson

Nova Zelândia, 1954. Duas amigas desenvolvem uma poderosa e obsessiva amizade, que as faz imaginar um mundo fictício. Os pais, preocupados, tentam separar as duas, mas ambas pretendem fazer o que for necessário para evitar que isto aconteça, mesmo que isso envolva planejar um assassinato contra a mãe de uma delas.

Amnésia, Christopher Nolan

Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.

Amor e Restos Humanos, Denys Arcand

Este belo filme canadense mostra uma trama de amor, assassinatos e desencontros. Numa visão pouco otimista das relações amorosas, o cineasta canadense Denys Arcand vai fundo em temas como a obsessão no limite da psicose, solidão e o egoísmo.

Andarilho, Cao Guimarães

Três andarilhos solitários percorrem trajetórias distintas em estradas do nordeste de Minas Gerais. Um filme sobre a relação entre o caminhar e o pensar, em que o constante movimento das coisas transitórias apresenta a vida como um lugar de mera passagem.

Angst, Gerald Kargl

Psicopata recém saído da prisão começa a apresentar os mesmos impulsos assassinos que o levaram para lá. Sem meios para controlar seus impulsos ele planeja novas mortes e vai parar em uma mansão onde aterroriza uma família, enquanto recorda sua infância problemática com a mãe, a irmã e o padrasto.

Anticristo, Lars von Trier

Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.

Aos Nossos Amores, Maurice Pialat

Aos quinze anos, Suzanne faz a terrível descoberta de que é mais fácil dormir com os homens do que amá-los. Na tentativa de fugir dos problemas familiares, vai acumulando experiências. Emocionalmente distante da família, ela conta apenas com a compreensão do pai, tendo que enfrentar a hostilidade da mãe e do irmão, que condenam veementemente seu comportamento. Mas quando seu pai abandona a casa para viver com outra mulher, o mundo de Suzanne ganha um novo rumo.

Apocalypse Now, Francis Ford Coppola

A história se passa em Saigon, 1969. relata a jornada do Capitão Benjamin L. Willard, um oficial de campo da inteligência do exército americano, com sérios desequilíbrios mentais devido ao estresse de batalha, que recebe das mãos do Alto Comando uma missão sigilosa, uma viagem até o Camboja, para “destruir totalmente” um militar americano desertor, o Coronel Walter E. Kurtz, que está fora de controle e enlouquecido, não só por conta do estresse de batalha, mas também por discordar das posições do comando americano no conflito. Kurtz, figura musculosa e enigmática, semelhante a Buda, controla uma dezenas de soldados e civis americanos e vietnamitas, descontentes com o rumo da guerra, além de uma tribo de montanheses, numa vila no meio da selva cambojana, que eles deixam repleta de crânios e corpos em decomposição.

As Virgens Suicidas, Sofia Coppola

Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O sr. Lisbon (James Woods) é um professor de matemática e sua esposa é uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.

Através de um Espelho, Ingmar Bergman

A história se passa no período de 24 horas e mostra os acontecimentos que envolvem uma família de quatro pessoas, de férias em uma ilha. Todos estão ali após Karin, que sofre de esquizofrenia, ter recebido alta do sanatório onde estava internada. O marido de Karin, o médico Martin, conta ao sogro David que a doença da esposa é praticamente incurável. Enquanto isso, Minus, irmão adolescente de Karin, conta a ela sobre a falta de diálogo dele com o pai. David é um escritor atravessando um período de “bloqueio”. Ele reencontra a família após um longo tempo de ausência, mas avisa que logo irá retornar a viajar. Com o passar do dia, a esquizofrenia de Karin se manifesta cada vez mais, afetando a todos na ilha.

B. F. Skinner, n.d

No dia 10 de agosto de 1990, a American Psychological Association prestou merecida homenagem a um dos mais eminentes psicólogos do século passado e nos ofereceu a oportunidade de ouvir e ver Skinner, uma semana antes de sua morte. A apresentação de Skinner é comovente em vários aspectos. Sabe-se que, ali, ele está com a saúde profundamente abalada mas sua fala é serena, concisa, clara, fluente. Ele não precisou recorrer a anotações para sintetizar a essência da produção intelectual de toda uma vida. Em poucos minutos, ele nos transmitiu o seu legado. Uma contribuição que mudou drasticamente a concepção de homem, oferecendo, aos que o ouvem, um novo paradigma sobre a natureza humana. Ele se coloca ao lado dos grandes homens que mudaram a historia da humanidade. Esta contribuição ainda está por ser plenamente reconhecida. E o será!

Beleza Americana, Sam Mendes
Lester Burnham, chefe de uma família de classe média típica americana, decide dar um basta em sua depressão e crise no casamento tomando atitudes consideradas infantis e estúpidas pela sociedade americana, esta quebra nas máscaras e hipocrisias do dia a dia pode levar a situações desagradáveis.

Bem Me Quer, Mal Me Quer, Laetitia Colombani

Uma jovem se apaixona por um médico casado e faz de tudo para conquista-lo.

Bem-Vindo à Casa de Bonecas, Todd Solondz

O filme, de 1995, é um drama com toques de humor que aborda de forma exemplar o mundo amargo dos que estão do lado contrário da beleza, glamour e popularidade. Adolescente feia e desajeitada é ignorada pela família e pelos colegas de classe, vivendo um cotidiano frustrante e cruel. Retrato impiedoso da adolescência, que não faz concessões a um mundo de conto de fadas. Grande vencedor do Festival de Cinema Independente de Sundance, em 1996, o filme não poupa meias-palavras para mostrar o sofrimento de uma garota que nasceu no lado errado da estética e do charme. A protagonista, magnificamente personificada pela estreante Heather Matarazzo, não tem a menor sensibilidade para perceber o quão desajustada ela é. A idéia central, da autoria do diretor e produtor Solondz, é original, provocando no espectador uma reação entre o riso rasgado e a mais pura compaixão.

Ben X, Nic Balthazar

Ben é diferente. Sua vida é um universo a parte onde ele joga seu jogo online favorito Archlord e tenta utiliza-lo como treino para sua vida real. O ambiente escolar em que ele vive é comparavel a um inferno para ele. Sendo ele vítima de constantes bullyings e pré-conceitos dos companheiros. Quando sente que está para desistir de sua vida, eis que a healer que cuidava de seu personagem no jogo resolve ajuda-ló também na vida real.

Baise-moi, Virginie Despentes, Coralie

Manu e Nadine perdem a última e ténue ligação com a sociedade quando Manu é violada e Nadine assiste à morte do seu único amigo. Conhecendo-se por acaso, embarcam numa explosiva viagem de sexo e morte. Para elas, a violência, o humor, o sexo e a música são armas eficazes para fugir daquilo que desprezam: a obediência, a submissão, o tédio e a renúncia a si mesmas.

Betty Blue, Jean-Jacques Beineix

Zorg é um faz-tudo que cuida de vários bangalôs de praia na França. Ele vive uma vida tranquila, trabalhando seriamente e escrevendo no seu tempo livre. Um dia, Betty aparece em sua vida, uma jovem tão linda quanto selvagem e imprevisível. Inesperadamente, o jeito irreverente de Betty começa a fugir do controle. Zorg percebe que a mulher que ama está lentamente ficando louca. Quando o relacionamento dos dois se torna um caos, será que o amor pode prevalecer?

Bicho de Sete Cabeças, Laís Bodanzky

Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

Blood on the Moon, Robert Wise

Jim Garry, um cavaleiro solitário, encontra casualmente John Lufton e seus homens. Lufton o teme, acreditando que ele é um dos pistoleiros que está sendo recrutado por Tate Riling, um desalmado especulador cobiça o gado de Lufton. Na realidade Garry e Riling são velhos colegas, e agora este pretende contratar pessoas que o ajude nos seus projetos desonestos. Riling, chegou até a manipular uma das filhas de Lufton, Carol, enquanto a outra, a aguerrida Amy, começa a enamorar-se de Garry, que não tardará a enfrentar seu antigo amigo num duelo mortal. Faroeste com uma interpretação fantástica de Mitchum.

Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças, Michel Gondry

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

Bullying, Josetxo San Mateo

Jordi é um garoto de 15 anos que recentemente perdeu o pai e, juntamente com sua mãe, decide mudar de sua cidade para começar uma nova vida. No princípio tudo parecia ir bem, mas o destino vai reservar um choque, pois Jordi começa a sofrer violências na nova escola, o denominado bullying, e daí por diante
sua rotina torna-se um inferno.

Camisa de Força, John Maybury

Jack Starks (Adrien Brody) é um veterano da Guerra do Golfo que retorna à sua cidade natal, após se recuperar de ter recebido um tiro na cabeça. Jack sofre atualmente de amnésia, sendo que após ser acusado de ter assassinado um policial é recolhido a um hospital psiquiátrico. Lá o dr. Thomas Becker (Kris Kristofferson) faz com que Jack tenha drogas experimentais injetadas em seu corpo, como parte de testes para um novo tipo de tratamento. Imobilizado em uma camisa de força, Jack constantemente é trancado por um longo tempo em uma gaveta de cadáveres, no necrotério da clínica em que está. Completamente drogado, a mente de Jack consegue se projetar para o futuro, no qual conhece Jackie Price (Keira Knightley) e descobre que ele próprio irá morrer daqui a 4 dias.

Cartas a um irmão, Natália Torres

Beatriz se vê desesperada quando, abruptamente, perde contato com seu irmão. Sua espera nos revela que os acontecimentos não são exatamente o que parecem…

Christiane F, Uli Edel

Um retrato cruel e amargo de uma geração que tem no uso de drogas a sua opção de fuga e sobrevivência. Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a “Sound”, uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para levá-la ao local. Lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), através de quem se aproxima do terrível mundo das drogas. Indo rapidamente do álcool à maconha e outros entorpecentes, Christiane passo a passo mergulha cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição, colocando-se à beira da morte.  Um filme de cenas fortes e muito reais, que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.

Cidade dos Sonhos, David Lynch

Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Cisne Negro, Darren Aronofsky

Nina é bailarina de uma companhia de balé de Nova York. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy, decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre, na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily, que deixa Leroy impressionado. O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, com uma inconsequência que ameaça destrui-la.

Clube da Luta, David Fincher

Clube da Luta é um filme sobre uma geração que navega na Internet, tem um bom emprego e até boas oportunidades financeiras, mas não se sente ligada a nenhuma destas coisas. Sem querer se enquadrar nesta vida, o personagem de Pitt prefere ser garçom. Ele conhece o nerd feito por Edward Norton, um modelo de rapaz bem-sucedido na escola e na profissão, que vê Pitt urinando na sopa de um cliente muito pomposo e resolve abdicar de tudo para levar uma vida contra a sociedade bem comportada. Na rebeldia, eles montam um clube de boxe, uma sociedade secreta onde as pessoas podem desafogar suas frustrações lutando contra oponentes que também estão querendo se aliviar de algum peso emocional. Não importa quem vença, no final do round, os dois lados sentem que passaram por uma sessão terapêutica. A sociedade do boxe ganha adeptos e ameaça a estabilidade nas ruas, ao mesmo tempo que os dois sócios se apaixonam pela mesma mulher (Helena Bonham Carter) e ameaçam a estabilidade da parceria.

Como Esquecer, Malu De Martino

Julia é uma professora de Literatura Inglesa lutando contra a depressão causada pelo rompimento de um longo caso de amor com Antonia. Sentindo-se totalmente abandonada, Julia se vê em um processo desesperado e doloroso de readaptação à sua nova vida. Seus valores são tingidos com melancolia insuportável e tudo parece reduzido aos fragmentos de suas lembranças. É impossível para ela disfarçar sua dor ao longo do processo de volta à vida normal.

Cova Rasa, Danny Boyle

Alex (Ewan McGregor), David (Christopher Eccleston) e Juliet (Kerry Fox), que dividem um apartamento, concordam em permitir que Hugo (Keith Allen), um desconhecido, v? morar com eles, mas logo ele aparece morto, v?tima de overdose. Entre seus pertences existe uma mala cheia de dinheiro, que faz com que a vida deles seja alterada de forma brutal.

Dá Para Fazer, Giulio Manfredonia

Nello, um sindicalista afastado do sindicato por suas ideias avançadas, se vê dirigindo uma cooperativa de doentes mentais, ex-pacientes dos manicômios fechados pela Lei Basaglia. Acreditando firmemente na dignidade do trabalho, ele convence os sócios a substituir as esmolas assistencialistas por um trabalho de verdade, inventando para cada um, uma atividade incrivelmente adaptada às respectivas capacidades, mas indo também de encontro às inevitáveis e humanas contradições. Um tema importante, tratado com humor e delicadeza, divertido e comovente, que pode parecer uma bonita fábula, mas que na verdade retrata uma realidade atual. Mais uma pérola do cinema italiano!

Daisy Diamond, Simon Staho

Após ser vítima de estupro praticado pelo próprio namorado e descobrir que está grávida, Anna (Noomi Rapace – Trilogia Millennium) é rejeitada por sua família e se vê obrigada a abandonar sua terra natal, a Suécia. Desamparada e sem rumo, decide morar na Dinamarca, onde sonha um dia alcançar o sucesso como atriz.

Dançando no Escuro, Lars von Trier

Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma trabalha o máximo que pode para economizar e pagar sua operação. Só que quando um vizinho amigo passa por problemas financeiros e a rouba, têm-se início uma série de trágicos acontecimento que mudarão para sempre os rumos de sua vida.

De Punhos Cerrados, Marco Bellocchio

Religião, família, pátria e propriedade são temas discutidos no filme. Uma violenta crítica à família e à burguesia. Uma mãe de quatro filhos não consegue educá-los, nem administrar a casa. Um dos filhos é epilético, agindo de forma sádica e destrutiva. A filha, aparentemente normal, age de maneira infantil e possui um sentimento mórbido em relação ao irmão Alessandro. Um retrato do desespero de uma geração frustada. Marco Belocchio, que com este filme de estréia influenciou o cinema novo mundial, é um dos raros diretores italianos em atividade a se dedicar a entrechos sócio-políticos.

Desejos Femininos, Susan Streitfeld

Apesar da carreira profissional bem-sucedida, a advogada Eve Stevens (Tilda Swinton) é uma mulher insegura que oscila entre o distanciamento das pessoas com quem se envolve e uma sexualidade à flor da pele. Obcecada por roupas e maquiagem, se divide entre o tórrido romance com um arquiteto e o íntimo relacionamento que mantém com Renee, sua vizinha psiquiatra. Quando está prestes a realizar seu sonho de tornar-se juíza, se vê obrigada a sair em socorro da irmã Madelyn (Amy Madigan), uma cleptomaníaca que foi presa por roubar numa loja. Nos dias que ficam juntas na casa de Madelyn, conflitos e segredos vêm à tona e podem mudar suas vidas.

Dogville, Lars von Trier

Em plena década de 30, Grace é uma fugitiva que chega à isolada aldeia de Dogville, após fugir de um grupo de gangsters. Encorajada por Tom, o porta-voz da aldeia, Grace faz com a população local um acordo informal : a pequena comunidade decide escondê-la e, em troca, ela aceita trabalhar para eles. No início, ninguém lhe dá trabalho e a sua estadia fica posta em causa, mas depois começam a aparecer pequenos serviços. Entretanto, quando a busca por Grace se intensifica, a população local começa a querer um acordo melhor junto à Grace, devido ao risco que todos estão correndo por escondê-la. Grace vai então descobrir, da pior forma possível, quão relativo é o conceito de bondade em Dogville. Mas ela também esconde um segredo muito perigoso que fará Dogville arrepender-se das suas exigências.

Donnie Darko, Richard Kelly

Donnie Darko é o típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal, e pode ser interpretado sob diferentes formas.

Dzien swira, Marek Koterski

Uma comédia sobre um homem de meia-idade que odeia a todos, incluindo a si próprio. Um professor de poesia que tem 49 anos (sete vezes sete), xinga seus vizinhos e vive todos os nossos medos e obsessões. E mais alguns.

Elling, Petter Næss

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, Elling conta a história de dois pacientes de um hospital psiquiátrico que, para serem reinseridos na sociedade, precisam aprender a viver sozinhos. Aspirante a poeta, Elling morou 40 anos com o apoio da mãe. Depois da morte dela, é mandado para uma instituição do Estado onde conhece Kjell Bjarne, um virgem de 40 anos, gentil, grande e obcecado por mulheres. Após dois anos, eles vão morar juntos num apartamento em Oslo com subvenção governamental. Inicialmente, o simples ato de ir ao supermercado é um desafio. Valendo-se da amizade, Elling e Kjell Bjarne descobrem que eles não apenas podem viver sozinhos como ter sucesso. Enquanto a coragem deles cresce, os dois encontram caminhos para estar à altura da sociedade, contando com amizades peculiares nos mais inesperados lugares.

Em Nome da Razão, Helvecio Ratton

Documentário filmado em Barbacena, Minas Gerais, em outubro de 1979 no hospital psiquiátrico da FHEMIG – Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. O filme denuncia a situação precária e os tratamentos inadequados a que são submetidos os internos de hospitais psiquiátricos. Aborda o preconceito da sociedade para com essas pessoas ditas “anormais” em entrevista com internos, familiares e funcionários do hospital.

Embriagado de Amor, Paul Thomas Anderson

Na trama, conhecemos Gary (Sandler), um rapaz tímido e problemático. Seu dia-a-dia monótono é quebrado por uma situação bizarra logo de saída: depois de testemunhar um acidente de carro, um pequeno piano é largado na sua porta e ele conhece a mulher por quem irá se apaixonar. A partir desse aparente nonsense, sua vida dará uma volta de 360 graus em busca de seu grande amor.

Encaixotando Helena, Jennifer Chambers Lynch

Nick Cavanaugh (Julian Sands), um famoso cirurgião, fica obcecado pela beleza de Helena (Sherilyn Fenn), uma prostituta. Ela o rejeita, mas mesmo assim ele tenta convencê-la que um necessita do outro. No entanto ela tem outros planos, mas acaba sendo vítima de um terrível acidente que a deixa nas mãos do médico, que tem então uma macabra idéia para não mais perdê-la.

Ensaio de Um Crime, Luis Buñuel

Conheça em flashback, a fascinante história de Archibaldo de La Cruz, que confessa ser um serial killer. Em interrogatório, conta à polícia reminiscências de sua vida, inclusive a origem de sua obsessão por mulheres. Mesclando suspense, psicanálise freudiana e humor negro, Ensaio de um Crime é uma pequena obra-prima cultuada por cinéfilos de todo o mundo, como o cineasta Pedro Almodóvar e o crítico André Bazin.

Equus, Sidney Lumet

O que levaria Alan Strang (Peter Firth), um adolescente problemático, empregado de um estábulo, a furar os olhos de seis cavalos com um metal pontiagudo? O psiquiatra Martin Dysart (Burton) investiga estes atos inexplicáveis e mergulha fundo na mente de Alan, confrontando enigmas de fúria sexual e ira com os demônios sombrios enterrados em sua própria alma. Dirigido pelo americano Sidney Lumet e adaptado pelo dramaturgo inglês Peter Shaffer da peça de sua autoria, Equus põe o sexo, a religião, as convenções sociais e a própria psiquiatria no banco dos réus, razão pela qual filme e montagem teatral causaram impacto nos anos 70. O tom de teatro filmado e o desempenho de Firth marcaram uma época, mas a força da interpretação de Burton, porém, permanece cada vez mais brilhante! Imperdível!

Eraserhead, David Lynch

Em Eraserhead nos deparamos com Henry Spencer, um operário em férias, assim como aparenta estar toda a cidade, um local desértico, decrépito, que faz do protagonista uma engrenagem fora de eixo. Henry tem com Mary um filho, ou como ela diz “ainda é incerto que seja um bebê”. A criança é um ser mutante, com feições reptilianas, que produz estranhos sons. Mary abandona o filho com Henry, e este se vê na árdua tarefa de criar a aberração que pôs ao mundo.

Era Uma Vez Eu, Verônica, Marcelo Gomes

Era uma vez eu, Verônica revela as reflexões de Verônica, uma estudante de medicina recém-formada, passando por um momento de incertezas. Ela questiona não só suas escolhas profissionais, como suas relações mais íntimas e até mesmo sua capacidade de lidar com a vida.

Esse Obscuro Objeto do Desejo, Luis Buñuel

Durante uma viagem de trem, Mateo, um homem rico e poderoso, conta aos seus colegas de cabine a estória de sua obcessão: a bela Conchita, uma linda mulher que adora brincar com os seus sentimentos ao torturá-lo com os seus jogos de sedução, juras de amor eterno e a terrível negação de entregar-se por inteira.

Esse Mundo é dos Loucos, Philippe de Broca

Em 1918, ao final da I Guerra Mundial, os alemães fogem de Marville, uma pequena aldeia francesa, não sem antes esconder explosivos programados para surpreender as tropas aliadas que se aproximam. Um soldado britânico, Charles Plumpick, é designado para localizar as bombas e desativá-las. Ele encontra o local abandonado pelos seus habitantes, com exceção dos reclusos do manicômio que, largados à própria sorte, acabaram ocupando a cidade e construindo uma alegre e harmoniosa comunidade, inteiramente alheia à guerra que ocorre à sua volta. Eles o recebem de braços abertos e lhe concedem – a partir de uma rocambolesca combinação de circunstâncias – o título de “Rei de Copas”. Cada vez mais encantado com os novos amigos, Plumpick não pode, contudo, esquecer-se da missão para a qual foi designado.

Estamira, Marcos Prado

Por Marcos Prado: “No ano de 2000, seis anos após ter iniciado meu projeto, esbarrei com uma senhora sentada em seu acampamento, contemplando a paisagem de Gramacho. Aproximei-me dela e pedi-lhe para tirar o seu retrato. Ela me olhou nos olhos consentindo e disse para me sentar a seu lado. Conversamos por um longo tempo. Estamira era seu nome. Contou que morava num castelo todo enfeitado com objetos encontrados no lixo e que tinha uma missão na vida: revelar e cobrar a verdade. Nos tornamos amigos. Um dia, tempos depois de conhecê-la, ela me perguntou se eu sabia qual era a minha missão. Antes que eu respondesse, Estamira disse: “A sua missão é revelar a minha missão.” Decidi fazer um documentário sobre a vida dela.” Dona Estamira é uma senhora de 63 anos que trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ela sofre de surtos esquizofrênicos, mas seu carisma e seu caráter maternal fizeram dela a líder da pequena comunidade de idosos que habitam o lixão. O documentário acompanhou, a partir de 2000, o tratamento ao qual Estamira se submeteu num centro psiquiátrico público e focou, a partir de seu cotidiano, a transformação clínica e os efeitos dos remédios que teve que tomar. Através de depoimentos dos filhos da senhora também foi possível revelar os árduos caminhos trilhados por Estamira. Mesmo vivendo no lixo, ela conseguiu superar sua condição miserável e ainda levantou diante das câmeras questões e valores há muito esquecidos na sociedade.

Eu, Pierre Rivière, que Degolei Minha Mãe, Minha Irmã e Meu Irmão, René Allio

Pierre Rivière, um jovem camponês francês, nascido na em Courvaudon e morador de Aunay, foi notícia de jornais de 1835, causando repulsa e julgamento da opinião pública, trazendo à tona a associação entre os trabalhos jurídico e o psiquiátrico: Pierre Rivière, aos vinte anos, assassinou a golpes de foice sua mãe grávida de sete meses; sua irmã de 18 anos, e seu irmão de sete anos.

Eu Matei Minha Mãe, Xavier Dolan

Hubert Minel é um jovem homossexual de 17 anos, que não gosta nem um pouco de sua mãe. Ele despreza suas roupas bregas, o estilo kitsch e os restos de comida que sempre ficam no canto de sua boca. Além desses traços, a relação dos dois é pautada pela manipulação e a culpa. Confuso e dividido por uma relação de amor e ódio que o deixa cada dia mais obcecado, o garoto vive uma adolescência que é ao mesmo tempo típica e marginal, marcada por novas experiências artísticas, amizades, sexo e abandono.

Exótica, Atom Egoyan

Sem mostrar cenas de sexo e de violencia, Exótica é um filme sobre sexo e violencia. Produzido e dirigido por Atom Egoyan, conta a estória de varias pessoas com passados diferentes e vidas apartes, mas que interagem entre si e convergem para uma só estória e um só lugar: o strip-club Exotica. É lá que a strip-dancer Cristina dança toda noite para um cliente especial, Francis, que após observá-la dançar com um uniforme de estudante de escola católica, foge perturbado, em descontrole emocional.

Fale com Ela, Pedro Almodóvar

O filme trata do amor e da amizade a partir da historia de dois homens cujas vidas se cruzam no hospital onde estão internadas as mulheres que eles amam. O primeiro é Benigno, o enfermeiro de Alícia, em coma há quatro anos. O outro é Marco, um jornalista que vela por sua amada, a toureira Lydia. Com uma trilha sonora e fotografia impecáveis, este filme vencedor do Oscar de melhor roteiro entrou para a galeria de grandes obras de Almodóvar. Merecem atenção especial o curta-metragem mudo inserido na trama, inspirado no cinema do início do século XX, e as belas seqüências com músicas interpretadas por Caetano Veloso e Elis Regina, o primeiro cantando ao vivo no próprio filme.

Festa de Família, Thomas Vinterberg

Primeiro filme representante do movimento Dogma 95. No dia da festa de comemoração dos 60 anos do patriarca de uma grande família dinamarquesa, todos os convidados se encontram num hotel de luxo e os filhos resolvem revelar fatos chocantes de suas infâncias.

Freud – Além da Alma, John Huston

O roteiro cobre o período da vida de Freud desde sua graduação em Medicina na Universidade de Viena até o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas, relacionando suas descobertas acerca do funcionamento do inconsciente humano às suas experiências pessoais. Ao tratar uma jovem histérica e sexualmente reprimida, Freud (o astro Montgomery Clift em grande atuação) formula o conceito do Complexo de Édipo. Com ótimos diálogos e direção magistral de John Huston, Freud, Além da Alma é uma excelente introdução às idéias do criador da Psicanálise.

Freud e a Psicanálise: Fundadores do Pensamento no Século XX, n.d

Todo mundo, para gerar sua própria teoria, tem que discutir com o Freud.? alguma coisa que está entre uma ciência e está, ao mesmo tempo, do lado oposto da ciência. Ela pretende ter um regime de verdades sobre o objeto com o qual ela discute, e ao mesmo tempo não consegue ter um regime de verdade que se generalize. Por isso cada autor que vai falar sobre o mundo, o mesmo mundo que o Freud devia estar…se deparando, vai usar um conceito que chama o Freud, e ao mesmo tempo, joga fora o Freud.? Neste programa o psicanalista e filósofo Ney Branco assume a tarefa de falar sobre Freud, sua vida, seus estudos, procurando discutir e apresentar as razões que levam a psicanálise a se manter em um dos cumes da nossa cultura. Como o criador da psicanálise se manteve e ainda se mantém tão em evidência, tão próximo de tantas disciplinas e pessoas ao longo dos séculos XX e XXI? Para responder essas perguntas se auxilia de dois pensadores importantes deste século, Michael Foucault e Anthony Gilddens.

Garden State, Zach Braff

Andrew Largeman (Zach Graff) é um ator de televisão razoavelmente bem sucedido, que vive em Los Angeles e leva sua vida num estado de torpor induzido por lítio há anos. Após a morte de sua mãe ele decide retornar à sua casa em Garden State, a qual não via há 9 anos. Mesmo distante por tanto tempo, Andrew não conseguiu escapar da dominação de seu pai, Gideon (Ian Holm). Preocupado em ter que retornar para casa após tanto tempo, ele encontra pelas esquinas de sua cidade-natal antigos conhecidos, que lhe relembram bons momentos de quando morava no local.

Garota, Interrompida, James Mangold

Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas. Baseado em fatos reais.

Géminis , Albertina Carri

Lúcia, mãe extremamente orgulhosa dos três filhos, acredita ter total controle sobre a vida de sua família, que pode ser descrita como uma típica família de classe média argentina. O que ela não sabe é que seu filho Jeremias é amante de sua filha Meme, ambos morando debaixo do mesmo teto. Quando o terceiro filho, Ezequiel, volta da Espanha para organizar seu casamento, a presença dele e da noiva fazem com que as verdades escondidas da família venham à tona. Selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2005

Geração Prozac, Erik Skjoldbjærg

Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante, que tem planos de estudar Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto problemas familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressão, o que coloca seus planos em risco. Aos poucos suas noites de trabalho, sempre regadas a drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams), sua melhor amiga, e também de seu namorado. Decidida a procurar ajuda profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.

Ginger & Rosa, Sally Potter

A trama se desenvolve em Londres nos anos 1960, durante a época da Guerra Fria e da Revolução Sexual. Na história, uma adolescente rebelde (Elle Fanning) tenta salvar o mundo de uma aniquilação nuclear. Mas tudo pode ser colocado a perder por conta de seu pai (Alessandro Nivola), um pensador e escritor carismático, que se desentende com a filha ao se envolver com a melhor amiga dela.

Gritos e Sussurros, Ingmar Bergman

Em uma casa no campo, uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravasa seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto, lembranças, frustrações e imaginações, em um misto de amor e ódio, surgem no interior de cada pessoa.

Habemus Papam, Nanni Moretti

Após a morte do Papa, o Conclave reúne-se para eleger o seu sucessor. São necessárias várias votações até que se veja a fumaça branca no céu do Vaticano. Quando finalmente é eleito um cardial, os fiéis amontoados na Praça São Pedro esperam em vão o novo soberano. O cardial escolhido não parece pronto a suportar o peso de tal responsabilidade. Angústia? Depressão? Medo de não se sentir à altura? O mundo se inquieta, enquanto no Vaticano buscam-se soluções para superar a crise – entre elas o auxílio de um dos mais renomados psicanalistas da Itália.

Happiness, Todd Solondz

No centro de uma família tipicamente americana, três irmãs de comportamentos distintos põem à prova valores familiares, o conceito de felicidade e discutem sua sexualidade.

Harold and Maude, Hal Ashby

O relacionamento entre um rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais ou simulando suicídios, e uma senhora de 79 anos encantada com a vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta convivência, ela expõe a beleza da vida. Ele decide se casar com ela, mas no entanto uma surpresa o aguarda, que mudará sua vida para sempre.

Império dos Sentidos, Nagisa Ôshima

O diretor japonês Nagisa Oshima apresenta neste seu polêmico filme um ritual erótico a partir da relação obsessiva entre um homem e uma mulher. Ele está sexualmente ligado à mulher que ama de tal forma que poderá até morrer por ela. Por meio desse relacionamento ensandecido, Oshima procura demolir os preconceitos trazidos pela indústria da pornografia. O seu erotismo não tem limites visuais, mas não é uma exploração meramente pornográfica.

Império dos Sonhos, David Lynch

Uma atriz em busca de sucesso começa a confundir a sua vida com a vida da personagem que interpreta num filme. O projeto do filme que ela está rodando era antigo e baseado em um velho conto polonês. Porém, as gravações anteriores foram interrompidas quando os protagonistas foram mortos misteriosamente. A atriz começa simultaneamente uma viagem dentro de si para encarar os próprios problemas.

John Não é Louco, Produzido pela BBC

Se não fosse trágico, poderia ser cômico. O adolecente John não é louco, sofre da sindrome de Tourette, um distúrbio que causa tiques, e obriga o portador a falar palavrões incontroláveis.

La luna, Bernardo Bertolucci

La Luna é uma das obras mais polêmicas de Bernardo Bertolucci. Após a morte do marido, uma famosa cantora lírica de Nova York, Caterina Silveri (Jill Clayburgh em interpretação magistral), viaja com Joe, seu problemático filho adolescente, para a Itália. Enquanto ensaia para uma ópera de Verdi, descobre que ele está viciado em drogas pesadas. É o início de um denso conflito entre mãe e filho. La Luna aborda, de maneira fascinante, temas como o complexo de Édipo e o incesto.

Laranja Mecânica, Stanley Kubrick

Alex, um jovem como tantos outros que adora sexo, violência e Beethoven. E se existisse um método científico que permitisse metamorfosear as personalidades violentas de modo a reintegrar estes indivíduos na sociedade?

Lições particulares, Joachim Lafosse

Jonas, um adolescente com problemas na escola, conhece Pierre, um homem de cerca de trinta anos que sensibilizado com a situação do garoto, decide colocá-lo sob sua tutela. Fortalecido com esse vínculo especial, Jonas abandona a escola. Mas incapaz de colocar limites no relacionamento, o custo de continuar sua educação aumenta cada vez mais. Pode-se aprender quan de táxi, proporcionando uma das cenas mais cruas e reais de violência. Um advogado criminalista tenta livrar Jacek da pena de morte, e pelo caminho ele esbarra com um Estado totalitário e uma sociedade ainda mais cruel que seu próprio cliente.

Nell, Michael Apted

Uma jovem (Jodie Foster) é encontrada em uma casa na floresta, onde vivia com sua mãe eremita, mas o médico (Liam Neeson) que a encontra após a morte da mãe constata que ela se expressa em um dialeto próprio, evidenciando que até aquele momento ela não havia tido contado com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da moça, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade

No espaço não existem sentimentos, Andreas Öhman

Quando a namorada de Sam rompe o relacionamento, ele fica muito deprimido. Para animá-lo e fazer com que volte à sua vida normal, Simon decide ajudar o irmão a encontrar uma nova e perfeita namorada. Mas, vítima da Síndrome de Asperger, Simon percebe que a busca é muito maila com mão de ferro os alunos de uma decadente escola pública de Londres. Barbara vive apenas com seu gato, Portia, não tendo amigos nem parentes. Sua vida muda quando a escola em que trabalha contrata Sheba Hart (Cate Blanchett) como a nova professora de artes. Sheba parece ser a amiga com que Barbara sempre sonhou, atenciosa e leal. Porém quando Sheba passa a se envolver com Steven Connolly (Andrew Simpson), um de seus alunos mais jovens, esta amizade torna-se perigosa, pois Barbara ameaça revelar seu segredo para o marido dela, Richard (Bill Nighy), e para todos à sua volta.

Numb, Harris Goldberg

Hudson Milbank (Matthew Perry) é um roteirista que, após consumir uma grande quantidade de maconha tentando livrar-se da ansiedade que o acompanhava, acaba tendo seus sintomas intensificados. Ele passa a sofrer com um grave transtorno dissociativo da personalidade que o faz sentir a si mesmo e ao mundo como completamente irreais, a despersonalização. Começa, então, uma longa peregrinação por diferentes terapeutas e terapias, como assistir ao canal do Golf, buscar fortes emoções ou tomar uma grande variedade de comprimidos. O seu amigo e roteirista com quem divide os trabalhos tenta a todo custo trazê-lo devolta ao ">Após seu marido Charles machucar seu filho em um acesso de fúria, Helene decide lutar na justiça para ficar com a guarda do menino. Durante o processo, ela terá que enfrentar as artimanhas da família do ex-marido e do advogado contratado por eles para arruiná-la.

Trust, Hal Hartley

Maria fica sabendo que está grávida. Quando conta aos pais a novidade, seu pai sofre um ataque e morre, e então, sua mãe a expulsa de casa, ao mesmo tempo em que seu namorado a abandona. Ela descobre que só poderá contar com Matthew, um rapaz muito culto, porém introvertido e desprezado pelo próprio pai.

Um Cão Andaluz, Luis Buñuel

Este filme é tratado como o ícone do cinema do descrito manifesto surrealista de André Breton, pois constitui uma importante tentativa de rompimento com toda a lógica e linearidade narrativa com forte apelo e referência à dimensão onírica. A idéia derivada dos próprios sonhos de Salvador Dali e Buñuel e complementada pela justaposição de imagens apontadas pelos dois criou um curta cheio de imagens desconexas, e algumas até chocantes, como a do globo ocular sendo seccionado. O efeito causado nos espectadores foi a tentativa de achar uma lógica para imagens, criando uma série de interpretações, todas presas nos valores vigentes. A resposta estava no inconsciente.

Um Estranho no Ninho, Milos Forman

Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro de 38 anos, simula estar louco para não trabalhar numa penitenciária rural. É, então, transferido para uma Instituição especializada em doentes mentais, o Oregon State Hospital / Asylum, em Salem. Ao chegar à referida Instituição, é recebido pelo médico-chefe, Dr. John Spivey, que lhe explica as razões dele estar ali e, em seguida, é encaminhado ao pavilhão supervisionado pela autoritária e rigorosa enfermeira Mildred Ratched. Impassível, ela praticamente não move os músculos da face, não demonstra suas emoções, não aparenta fraqueza. É profissional e sadicamente bem intencionada com suas maçantes sessões de terapia de grupo.

Um Método Perigoso, David Cronenberg

O fascinante diretor David Cronenberg (Senhores do Crime) revela um episódio pouco conhecido mas muito marcante na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos. O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Disposto a penetrar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.

Um Conto Chinês, Sebastián Borensztein

A convivência entre Roberto e Jun mostra que dois homens muito diferentes, provenientes de regiões opostas do mundo e de culturas diferentes, podem ser praticamente almas gêmeas unidas por um estranho destino comum que ambos ignoram.

Um Dia, um Gato, Vojtech Jasný

Fábula que conta a história de um gato mágico, cujos olhos dão às pessoas as cores de suas personalidades e sentimentos. Assim, os apaixonados ficam vermelhos, os hipócritas roxos, os infiéis amarelos e os desonestos de cor cinza.

Um Crime Americano, Tommy O’Haver

Baseado na história real que chocou a nação em 1965, o filme reconstrói um dos crimes mais chocantes já cometidos a uma só vítima. Sylvia e Jennie Fae Likens, as duas filhas de um casal que trabalha com um circo são deixadas para uma estadia demorada em Indianápolis, na casa Gertrude Baniszewski, uma mãe solteira com sete crianças. Tempos difíceis, e as necessidades financeiras de Gerturdes, obrigam-na a fazer este arranjo antes de perceber como esta obrigação levará sua natureza instável a um ponto de ruptura.

Vestígios do Dia, James Ivorya

Stevens (Anthony Hopkins) é o perfeito mordomo inglês. Agora empregado pelo Sr. Lewis (Christopher Reeve), o novo proprietário americano de Darlington Hall, Stevens passou a maior parte de sua vida servindo ao Lorde Darlington (James Fox), o anfitrião de inúmeras conferências internacionais de prestígio nos anos 30. Somente com a declaração da guerra, depois de 1939, é que o envolvimento de Lorde Darlington com os nazistas foi descoberto. Agora, vinte anos depois, Stevens percebe que sua fé cega e dedicação ao dever foram em vão, desperdiçando sua vida pessoal. Por muitos anos manteve um relacionamento intenso com a jovem e atraente governanta, Srta. Kenson (Emma Thompson). Mas seu senso de dever o levou a negar suas emoções.

Vida em Família, Ken Loach

Polêmico filme que aborda a repressão familiar e a ineficácia e crueldade dos tratamentos psiquiátricos, através da história de uma jovem comum, de 19 anos. Após crescer sob a atmosfera ultraconservadora de sua família, ela começa a adotar um comportamento esquizofrênico e é obrigada a passar por um tratamento agressivo.

Violência Gratuita, Michael Haneke

Uma família em férias em uma casa a beira de um lago é surpreendida por dois jovens psicopatas. Eles mantêm mulher, marido e o filho como reféns, submetendo-os a um jogo de perversão, violência e humilhações.

Zelig, Woody Allen

Leonard Zelig (Woody Allen) é um artista inseguro que o obriga a imitar as pessoas ao seu redor f?sica e mentalmente. Conhecido como o artista camaleão, Zelig começa a fazer um tratamento para cura-se desse mal que o persegue. Lentamente, Zelig desenha sua personalidade, mas quando as marcas do passado come?am a aparecer, o homem camale?o tenta fugir desse passado obscuro.

Fonte: http://www.psicologiamsn.com/2013/10/psicologia-cinema-215-filmes-para-quem-ama-psicologia.html

_________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL:

Matrículas abertas para início imediato em Londrina e com previsão de início em Cascavel em Agosto/2014.

Clique na imagem para saber mais sobre o curso:
 

MAIS INFORMAÇÕES:

GERAL:
www.facebook.com/pos.iefap
contato@iefap.com.br

BELÉM:
(91) 3266-3100 / (91) 8830-6323 (Oi) / (91) 8496-6335 (Claro) / (91) 8369-6260 (Tim) / (91) 9147-3765 (Vivo)
Travessa Mauriti, 1771/A - Pedreira

MARINGÁ:
(44) 4141-2071  /  (44) 8802-6178 (Claro)  /  (44) 9975-7199 (Tim)
Av. Advogado Horácio Raccanello, 5415, loja 1 - Zona 7

CASCAVEL:
(44) 4141-2071 / (45) 9999-5388



Compartilhe!


Leia também

7 frutas que os diabéticos podem comer

Uma alimentação saudável requer variação de nutrientes e alimento...

Uma alimentação saudável requer variação de nutrientes ...

Uma alimentação saudável requer variação de n...

saiba mais

Prova de Título: Psiquiatria

A Associação Brasileira de Psiquiatria promove, anualmente, concursos co...

A Associação Brasileira de Psiquiatria promove, anualmente, co...

A Associação Brasileira de Psiquiatria promove, anua...

saiba mais