• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Como escolher um bom material de estudo e elaboração de trabalhos científicos


 


A Utilidade do Dia de hoje é extremamente útil pra qualquer estudante ou profissional que quer estar sempre bem atualizado. Veja essas dicas de ouro, do Especialista Rodrigo Queiroz, sobre as melhores fontes de consulta para estudos, elaboração de trabalhos científicos, dentre outras funções úteis.

Rodrigo Queiroz é Fisioterapeuta, Especialista em Terapia Intensiva, autor do blog Mobilidade Funcional e colunista da Revista NovaFisio. Veja as dicas nas palavras dele:

Esse é um ponto crucial dentro da área da saúde atualmente. Frequentemente encontramos divergências em artigos, livros e outros materiais que abordam sobre uma mesma temática.  Qual a melhor modalidade de TENS, quantos Watts no Ultra-som, quantas repetições de um exercício, qual o valor da saturação.

Ah, mas meu professor falou X e o artigo fala Y! E agora José? Obviamente, essas dúvidas ainda não foram todas resolvidas, porém a literatura de tempos em tempos nos oferece possibilidades de uniformizarmos nossas práticas e terminologias.

Assim, nas nossas buscas por material científico, devemos nos atentar para os trabalhos de maior relevância e que são fruto de metanálises e revisões sistemáticas da literatura. No portal da BVS (http://regional.bvsalud.org/php/index.php) existe um espaço que é destinado à isso e chama-se portal de evidências (http://evidences.bvsalud.org/php/index.php?lang=pt). Ainda dentro do mesmo portal temos (http://cochrane.bvsalud.org/portal/php/index.php). Então, quando pensar num tema, pesquise suas palavras-chave dentro destes portais recomendados.

Ainda, dentro da nossa prática clínica, temos outros documentos que tendem a nos dar um embasamento mais preciso, assim quando for pesquisar sobre infarto agudo do miocárdio dentro de buscadores como o Google por exemplo, associe os termos – Guideline, Consenso, Diretrizes. Ou seja, ao invés de colocar uma palavra-chave solta, associamos com esses termos, isso faz com que o motor de busca recupere documentos de maior qualidade.

Uma outra recomendação que deixo, é usar a terminologia Task Force (Força tarefa) juntamente com as suas palavras-chave.

Fonte: http://www.novafisio.com.br/cronicas/como-escolher-um-bom-material-de-estudo-para-fisioterapia/

PÓS-GRADUAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS
EM BELÉM (PA) E LONDRINA (PR)

Clique na imagem do curso de seu interesse e saiba mais sobre ele:
     

MAIS INFORMAÇÕES:

GERAL:
www.facebook.com/pos.iefap
contato@iefap.com.br

BELÉM:
belem.iefap.com.br
(91) 3266-3100 / (91) 8830-6323 (Oi) / (91) 8496-6335 (Claro) / (91) 8369-6260 (Tim) / (91) 9147-3765 (Vivo)
Travessa Mauriti, 1771/A – Pedreira

LONDRINA:
londrina.iefap.com.br
(43) 3024-4071 / (43) 9975-1909
Rua Fortaleza, 91 (Parceria com Colégio Nobel)

Compartilhe!


Leia também

Maneiras de adquirir mais conhecimento

A Utilidade do Dia de hoje é pra quem acha que conhecimento nunca é ...

A Utilidade do Dia de hoje é pra quem acha que conhecimento...

A Utilidade do Dia de hoje é pra quem acha que co...

saiba mais