• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Conheça cinco dicas CIENTÍFICAS para tomar boas decisões


 

Essa Utilidade do Dia é útil para qualquer pessoa. O que fazer quando bate aquela dúvida e você resolve adiar uma decisão? Quando isso vira algo regular, o problema pode virar um pesadelo constante. O bom é que a ciência pode oferecer uma ajuda. Veja abaixo cinco dicas científicas para tomar decisões melhores.

Tome distância do problema

A orientação é pensar que a situação aflige alguém mais distante, como um amigo ou um parente, o que pode ajudar a pensar de forma mais racional no problema. A hipótese foi testada por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, em um estudo com voluntários que refletiram sobre o tema traição no namoro. Os voluntários responderam a algumas perguntas do tipo, reconhecer o limite do outro, considerar as perspectivas do parceiro, motivos que poderiam levar à traição, etc. A pesquisa concluiu que quando pensavam nos amigos, eles costumavam tomar decisões mais inteligentes, baseadas na razão e não apenas na emoção.

Pense em outro idioma

Pode ser algo surreal, mas a ciência diz que não. Segundo pesquisa americana, quando pensamos sobre algo usando uma língua estrangeira, o lado racional se sobrepõe ao emocional. 

Aprimore a inteligência emocional

Entender bem as próprias emoções como a dos outros pode fazer como que motivos irracionais não influenciem na hora de decidir. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, “pessoas emocionalmente inteligentes não excluem todas as emoções na hora de tomar decisões. Eles retiram só as emoções que não têm a ver com a decisão”, explica Stéphane Côté, autora da pesquisa.

Apague a luz

Mesmo estranha, a dica pode ser o que você precisa naquele momento de angústia elevada. Veja o que pesquisadores canadenses constataram ao levar voluntários para comer ou ler em ambientes diferentes. Segundo eles, pessoas que estavam em salas mais iluminadas tendiam a achar o molho mais apimentado, os personagens fictícios mais agressivos e as pessoas mais atraentes. Segundo os estudiosos, ambientes iluminados podem amplificar o lado emocional das pessoas e influenciar, para pior, nas impressões e decisões.

Dê um tempo

Faça um esforço e esqueça o problema, nem que seja por alguns segundos. De acordo com os mesmos pesquisadores, na hora de tomar uma decisão, o cérebro reúne um monte de informações, mas não consegue distinguir rapidamente o que é relevante ou não. Ou seja: se houver algo contraditório, é possível que você não perceba e escolha o caminho errado. Assim, se você dá um tempo a mais para o cérebro conseguir outras informações e analisá-las melhor, os riscos diminuem. “Adiar a decisão por, no mínimo, 50 milissegundos permite ao cérebro focar atenção nas informações mais relevantes e bloquear as distrações”, explica Jack Grinband, um dos autores do estudo. Informações do Huffington Post.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/11950-saiba-cinco-dicas-cientificas-para-tomar-boas-decisoes.html

_______________________________________________________

10 BONS MOTIVOS PARA FAZER SUA PÓS-GRADUAÇÃO NO IEFAP

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER  MAIS SOBRE OS CURSOS

 

1) Aquisição de conhecimento teórico e prático direcionado à área que deseja atuar;
2) Professores qualificadíssimos, de várias regiões do Brasil;
3) Aumento da procura pelo profissional e, consequentemente, aumento da renda em até 80%;
4) Aulas presenciais e com horários flexíveis para facilitar a conciliação com os horários do aluno;
5) Faculdades parceiras com cursos reconhecidos pelo MEC;
6) Sistema de descontos para pagamento em dia e descontos cumulativos por indicação;
7) Coffee break delicioso e variado durante os intervalos das aulas;
8) Possibilidade de conhecer outras pessoas da área de atuação e fortalecer os contatos profissionais;
9) Interatividade entre o aluno e o IEFAP através do portal on-line;
10) Atendimento humanizado. Equipe dedicada e comprometida com a missão da empresa: transformar a vida das pessoas através da educação, contribuindo para torná-las capazes de transformar a sociedade onde estão inseridas, melhorando sua qualidade de vida.

Venha nos conhecer!

MAIS INFORMAÇÕES:

GERAL:
www.facebook.com/pos.iefap
contato@iefap.com.br

BELÉM:
belem.iefap.com.br
(91) 3266-3100 / (91) 8830-6323 (Oi) / (91) 8496-6335 (Claro) / (91) 8369-6260 (Tim) / (91) 9147-3765 (Vivo)
Travessa Mauriti, 1771/A – Pedreira

MARINGÁ:
maringa.iefap.com.br
(44) 4141-2071  /  (44) 9975-7199 (Tim)
Av. Advogado Horácio Raccanello, 5415, loja 1 - Zona 7

LONDRINA:
londrina.iefap.com.br
(43) 3024-4071 / (43) 9975-1909
Rua Fortaleza, 91 (Parceria com Colégio Nobel)

CASCAVEL:
cascavel.iefap.com.br
(44) 4141-2071 / (45) 9999-5388

TERESINA:
teresina.iefap.com.br
(86)8817-3446 / (86)8151-9560 / (86)9949-5269



Compartilhe!


Leia também