• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Descoberto vídeo inédito de Amelia Earhart antes do voo em que desapareceu


 

Amelia Earhart partiu de Burbank, na Califórnia, em 1937, rumo a uma volta ao mundo de avião que não chegaria a concluir. Um fotógrafo imortalizou a decolagem, mas ninguém sabia até agora da existência de um curta-metragem filmado no dia anterior. Granulado, mas muito bem preservado, este filme em preto e branco tem duração de três minutos e meio. Revelada ao público no início do mês de Junho, a fita mostra a aviadora sorridente e confiante, subindo em seu avião na véspera de sua partida rumo ao leste. Seis semanas depois, ela desapareceu misteriosamente no Pacífico.

O filme não oferece pistas que poderiam ajudar a resolver um dos maiores enigmas da aviação: quando Amelia Earhart, 39 anos, e seu co-piloto, Fred Noonan, 44, desapareceram sem deixar rastros entre Papua-Nova Guiné e a ilha de Howland em 2 de julho de 1937. Mas traz novas imagens da piloto que povoa o imaginário de historiadores e aviadores há oito décadas.

O filme foi filmado por John Bresnik, que muitas vezes acompanhava o irmão Albert Bresnik, fotógrafo oficial de Amelia Earhart, no local onde estava o Lockheed 10 Electra da aviadora. A agência Paragon divulgou o filme chamado "Amelia Earhart's Last Photo Shoot" ("Última sessão de fotos de Amelia Earhart", ndlr) junto a um livro homônimo.

O historiador Douglas Westfall, da Paragon, conta que o filho de John Bresnik entrou em contato com ele há dez anos para dizer que estava com esta relíquia, conservada pelo pai durante décadas. Quando o pai faleceu, o filho guardou a fita por 20 anos, até que Westfall o convenceu a fazer uma cópia digital.

"É único", disse Westfall à AFP sobre o filme que mostra uma Earhart "charmosa diante das câmeras", usando um elegante conjunto de calça e suéter. "Era um mundo de homens na década de 30", disse o historiador, ao explicar o fascínio dos americanos por esta mulher piloto que quebrou todos os recordes, incluindo o primeiro voo sem escalas para o Havaí a partir do continente americano.

Sinal da fascinação que a aviadora ainda gera, esta semana começou a décima primeira expedição de busca no Pacífico Sul, no arquipélago de Kiribati, onde acredita-se que sua aeronave tenha deixado de funcionar.

Confira, abaixo, algumas imagens do vídeo:

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2015/06/09/interna_internacional,656499/curta-metragem-inedito-mostra-aviadora-desaparecida-amelia-earhart.shtml

____________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO EM
GESTÃO DE SEGURANÇA AERONÁUTICA E AEROESPACIAL

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS SOBRE O CURSO

MAIS INFORMAÇÕES:

LONDRINA:
londrina.iefap.com.br
londrina@iefap.com.br
(43) 3024-4071 / (43) 9975-1909
Rua Fortaleza, 91 (Parceria com Colégio Nobel)



Compartilhe!


Leia também