• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Dicas do fundador do grupo Ser educacional para empreendedorismo


 

José Janguiê Bezerra Diniz é o fundador do grupo Ser Educacional, uma das maiores redes de faculdades do Nordeste, dentre elas, a Maurício de Nassau (Uninassau) que é parceira do IEFAP nos cursos de pós-graduação na área de Medicina. 

Quem vê hoje o empreendedor paraibano, que em 2014 foi incluído no ranking de mais novo bilionário da revista "Forbes", não acredita que ele começou como engraxate. Durante a profissão, ele descobriu que seus amigos faturavam mais vendendo laranjas. O problema é que o empresário não sabia que as frutas tinham uma produção sazonal. Assim, resolveu vender picolés. Após montar uma empresa de cobrança, seu primeiro negócio formal, e ter sido magistrado por dois anos, o empresário fez o que queria: um empreendimento educacional. Em 1994, Diniz criou cursos preparatórios para concursos públicos, o embrião da SER Educacional. Em 2003, a empresa começou a oferecer cursos de graduação, pós-graduação e ensino técnico para estudantes de média e baixa renda. 

"Qual o objetivo de todo ser humano? É ter sucesso, prosperar, vencer na vida. Para ter sucesso, nós temos que dar vários passos", disse o presidente. Veja, na Utilidade da Semana, suas recomendações para ter sucesso como empreendedor:

1. Sonhar

O sonho é a primeira caracteristica do empreendedor. "Eu sou um homem de sonhar muitos sonhos", diz o presidente do grupo SER. "Tenho convivido muito bem com isso". E não só sonhos alcançáveis: para o empresário, vale a pena também pensar no que parece impossível. 

2. Transformar o sonho em projeto de vida, conhecendo seu mercado

O próximo passo é traçar metas para fazer com que o pensamento se torne ação. Para conseguir elaborar objetivos, é preciso conhecer muito bem o mercado em que se quer atuar - como o empresário não fez quando tentou vender laranjas. "Buscar se cercar de conhecimento é fundamental para o empreendedor", disse Diniz.

3. Enfrentar e ser persistente

"Não podemos deixar que os pessimistas, os matadores de sonhos, deixem a gente deixar de buscar a realização dos nossos sonhos", aconselhou o empresário. Para ilustrar a necessidade de enfrentar os obstáculos que se colocam na frente do empreendedor, uma analogia: "não importa se você é um leão ou uma gazela. O objetivo de cada dia é correr".

4. Zerar o passado

Muitos empreendedores montam um negócio que não dá certo e desistem de montar outro, lembrando do seu fracasso. Diniz contou que, enquanto estudava, foi reprovado em três concursos. Nesse processo, contraiu tuberculose. Além disso, a empresa de cobrança que criou durante a faculdade foi à falência. "Tem que passar uma borracha, continuar sonhando e trabalhando", recomendou. 

5. Começar!

O empresário coloca uma ordem para gerir um empreendimento: começar fazendo o necessário, depois o possível e então partir para o impossível. E saber sempre se reinventar e enfrentar novos desafios. "Para mim, a vida começa aos 50. Estou começando agora", contou.

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/de-engraxate-a-empreendedor-dicas-do-fundador-do-grupo-ser

_____________________________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA:

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA SABER MAIS SOBRE CADA UM DOS CURSOS

 

MAIS INFORMAÇÕES:

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br



Compartilhe!


Leia também