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GESTÃO ESTRATÉGICA DE SEU NEGÓCIO


 

O tema desta semana é sobre Gestão Estratégica do Negócio ou seja, sobre as definições de quais produtos ou serviços irá ofertar, quais mercados vai atuar, quais clientes vai atender, etc.

Primeiramente, você terá que tomar uma decisão importante: Tirar o jaleco e assumir posições que nunca havia assumido anteriormente: Ser administrador estratégico, gestor de marketing, gestor de pessoas, gestor financeiro, gestor de processos, gestor de comunicação, dentre outras funções.

Depois disso, os problemas começam....e para ajuda-los vamos tentar colocar as coisas na ordem cronológica dos fatos.

Para qualquer empreendimento, é necessário iniciar por um planejamento.
Mas o que é isso? Porque planejar?
O planejamento nos ajuda a ter mais segurança entre aquilo que projetamos e buscamos de melhor para a nossa atuação.
Em outras palavras, nos ajuda a ir de um ponto A (onde estamos hoje), para um ponto B (onde projetamos estar no futuro).
Nesse momento, você está assumindo a função de gestor estratégico.
No caso de um novo empreendimento, no nosso caso específico, a abertura de um consultório médico ou clínica, precisamos projetar atividades tais como:
DEFINIÇÃO ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO: Qual será o nosso produto??? Consultas, Cirurgias, Outros serviços? O que eu vou oferecer aos meus clientes: consultas, Tratamentos, Internações, Programa de qualidade de vida, etc...A definição de seu negócio é a parte mais importante, pois se não estiver bem definida você não chegará a lugar nenhum.
Como vamos nos apresentar para o mercado? Com nosso nome somente? Teremos que definir uma marca, um nome fantasia, uma logomarca.  Afinal, a comunicação é a alma do negócio, pois até você ser referência na área tem um longo caminho pela frente.
Além disso, você deverá definir qual a será a Missão e a Visão do seu negócio. Missão e Visão..o que é isso?
Para definir a MISSÃO, é necessário responder as seguintes perguntas:
O que minha empresa se propõe a fazer? O que ela vai produzir?
Onde ela vai produzir ou oferecer os serviços?
Para quem eu vou produzir?
De que forma eu vou produzir?
Porque eu vou produzir?

Exemplo: Missão Amil Resgate Saúde

"Prover a uma parcela da sociedade atendimento médico diferenciado, humanizado e com tecnologia de ponta nas áreas de urgência e emergência, bem como durante os transportes aeromédico e terrestre dos nossos clientes. "

A definição da  VISÃO é importante para que você defina o que será no futuro. Ela é o enunciado do que ela espera em um futuro ou em um determinado tempo.
Envolve questões relacionadas a:
O que a empresa deseja ser?
Onde ela quer chegar?
Como a empresa será vista por seus clientes?
Em que ela deseja se transformar?
O que ela precisa atingir?

Exemplo: Visão Amil Resgate Saúde

"Ser reconhecido como o melhor centro de atendimento à urgências e emergências e a melhor equipe de transporte aeromédico e terrestre do nosso País. Com excelência operacional, alta qualidade dos seus colaboradores e eficiência nos seus atendimentos."

Espero ter ajudado você a entender de forma descomplicada como definir a estratégia do seu negócio e solicito que aproveitem esse espaço e interajam conosco, deixando sua opinião e compartilhando com as pessoas de seu relacionamento.
Até a próxima semana!


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