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Métodos para aliviar instantaneamente as câimbras musculares


 

A Utilidade do Dia de hoje é para pessoas que sofrem com o desconforto causado pela câimbra.

A câimbra pode ser produzida por diversas razões: submeter nossos músculos a esforço excessivo, realizar algum movimento não usual, permanecer muito tempo na mesma posição (sentados, parados, etc.), desidratação, ou seja, falta da quantidade de líquido necessária ou carência de minerais na dieta, e até mesmo por chegada insuficiente de sangue aos músculos. Mas as câimbras também são causadas pela exposição ao frio, o estresse, a anemia, deficiências de vitamina E, doenças tais como artrite, arteriosclerose e fibromialgia ou o uso de alguns medicamentos como os diuréticos.

Métodos para aliviar a dor causada por câimbras

1. Como uma primeira medida, aplique gelo, receita infalível na maioria dos casos. Um pouco de gelo na zona afetada fará com que o músculo relaxe.

2. Também é bom aplicar na região panos encharcados de infusão de arnica ou vinagre de maçã por 5 minutos. Passado esse tempo, retirar e voltar a aplicar se a dor persistir. A arnica alivia a dor e ativa a circulação.

3. Caso a câimbra seja nas pernas, misture uma colher de chá de semente de mostarda em um litro d’água. Deixe ferver por 10 minutos e adicione à água do banho para banhar as pernas durante 20 minutos.

4. Além disso, várias vezes ao dia, aplique sobre a região afetada, óleos essenciais como o de eucalipto, pinho, alecrim ou tomilho, que proporcionam uma sensação de calor que ajudará a relaxar a zona afetada.

5. Quando as câimbras são causadas pela realização de uma grande carga de esforço, a melhor solução é descansar. Se pode conciliar o descanso ao sono, melhor ainda.

6. Caso não consiga dormir e a dor gerada pela câimbra se estenda por mais de cinco minutos, tome um banho de água morna. Isto ajudará a alcançar o grau de relaxamento necessário.

7. Se a câimbra é produzida, por exemplo, em uma perna, ou braço, o melhor é que realiza um leve estiramento do músculo, ou aplique uma massagem na direção contrária à direção da dor, o que estirará gradualmente o músculo e conseguirá relaxa-lo. O importante é que deve ser feito no momento em que a dor começar, para evitar lesões musculares.

8. Preste muita atenção à hidratação, caso esteja realizando atividades físicas ou não. É fundamental manter o organismo hidratado o tempo inteiro. Porém, é conveniente que não consumamos produtos com altos teores de açúcar.

9. Se a causa da câimbra é falta de minerais, misture uma colher de mel e outra de vinagre de maçã em uma xícara de água quente e beba. Isto proporcionará uma distribuição adequada de cálcio no corpo e assim, evitará as câimbras crônicas.

Se as câimbras forem muito frequentes, procure um médico. Câimbras também podem ser sintomas de complicações mais sérias.

Fonte: http://melhorcomsaude.com/aliviar-caimbras-musculares/

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