• 0800.501.6000 / 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Nova descoberta científica comprova por que a acupuntura funciona


 

Pesquisa inovadora mostra que a inserção de uma agulha de acupuntura na pele perturba o ponto de ramificação dos nervos chamados fibras C. Estas fibras C transmitem baixo grau de informação sensorial em distâncias muito longas, usando células de Merkel como intermediários. Dr. Morry Silberstein, da Universidade de Tecnologia Curtin vai publicar sua pesquisa no Journal of Theoretical Biology ainda este ano.

“Nós nunca tivemos uma explicação científica de como a acupuntura realmente funciona", disse ele. "Na ausência de uma fundamentação científica, a acupuntura não tem sido amplamente usada na comunidade médica. Se pudermos explicar cientificamente o processo, podemos abri-la ao escrutínio científico completo e desenvolver maneiras de usá-la como parte de tratamentos médicos".

Os cientistas não sabem exatamente qual papel as fibras C desempenham no sistema nervoso, mas o Dr. Silverstein teoriza que o feixe de nervos existe para manter a excitação ou a vigília. "A inserção da agulha de acupuntura interrompe este circuito e entorpece nossa sensibilidade à dor".

A Acupuntura para o alívio da dor está sendo ensinada a médicos americanos da Força Aérea enviados para o Iraque e o Afeganistão (2009) pelo Dr. Richard Niemtzow MD, PhD, MPH e editor de Acupuntura Médica. Sua técnica chamada de “Battlefield Acupunture” ou “Acupuntura de Campo de Batalha” alivia a dor por vários dias e é uma variação da acupuntura, que insere agulhas muito pequenas, semi-permanentes em pontos de acupuntura específicos sobre a pele da orelha que bloqueia os sinais de dor, não deixando que estes alcancem o cérebro.

“Este é um dos mais rápidos atenuadores de dor existentes,” disse o Dr. Niemtzow, que é o Consultor para a medicina complementar e alternativa para o Cirurgião Geral da Força Aérea, e é afiliado à Universidade Militar de Ciências da Saúde em Bethesda. “A dor pode ir embora em cinco minutos.”

Levou um bom tempo para a medicina ocidental abraçar a acupuntura, ainda que tenha sido introduzida no início dos anos 1970, depois que contatos com a China melhoraram.

Professor Tsuei menciona: “Em 1972, o respeitado New York Times James Reston foi submetido a uma apendicectomia de emergência, enquanto estava na China. Ele escreveu mais tarde sobre o tratamento de acupuntura para dor pós-operatório, que foi muito bem sucedida. Este relatório atraiu a atenção e muitos médicos americanos e pesquisadores foram à China para observar e aprender técnicas de acupuntura".

Desde então, poucos estudos controlados foram feitos no Ocidente. Pesquisadores de Yale demonstraram a sua eficácia para a dependência de cocaína em 2000 e publicaram suas descobertas na edição de 14 de agosto do Archives of Internal Medicine (Arquivos da Medicina Interna).

Um pesquisador norte-coreano, Kim Bonghan, publicou trabalhos no início de 1960 e sua pesquisa foi confirmada pelos pesquisadores japoneses Fujiwara e Yu em 1967. Infelizmente sua pesquisa levou quase 40 anos para ser confirmada por meio de estudos feitos em ratos, coelhos e porcos com fotografias estereomicroscópicas e elétrons microscópicos.


A foto mostra a incrível imagem estereomicroscópica de meridianos da acupuntura

Adaptado de: http://milenar.org/2014/08/09/nova-descoberta-cientifica-comprova-por-que-a-acupuntura-funciona/

_________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA

EM BELÉM E MARINGÁ

MAIS INFORMAÇÕES:

GERAL:
www.facebook.com/pos.iefap
contato@iefap.com.br

BELÉM (PA):
belem.iefap.com.br
(91) 3266-3100 / (91) 8830-6323 (Oi) / (91) 8496-6335 (Claro) / (91) 8369-6260 (Tim) / (91) 9147-3765 (Vivo)
Travessa Mauriti, 1771/A – Pedreira

MARINGÁ (PR):
maringa.iefap.com.br
(44) 4141-2071  /  (44) 9975-7199 (Tim)
Av. Advogado Horácio Raccanello, 5415, loja 1 - Zona 7



Compartilhe!


Leia também

Os 10 mais bizarros tipos de massagem

Massagem – aquele momento relaxante em que você esquece do mundo, deita...

Massagem – aquele momento relaxante em que você esquece do mu...

Massagem – aquele momento relaxante em que você esq...

saiba mais