• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


O que é o Plane Spotting?


 

 

Você sabe o que é o Plane Spotting? A matéria abaixo foi retirada do blog TMA Londrina, administrado por entusiastas da aviação, que objetivam, de uma forma simples, divulgar registros e informações do que acontece no dia a dia da aviação na região contemplada pela Terminal Londrina.

Plane Spotting é a prática de fotografar aeronaves, planadores, balões, dirigíveis, helicópteros e ultraleves. Os spotters (fotógrafos profissionais ou entusiastas da aviação) se reúnem em grupos ou individualmente ao redor do aeroporto afim de fotografar e observar as aeronaves. Os registros são feitos desde câmeras de celulares até potentes DSLR's.

A origem do Plane Spotting vem da 2ª Guerra Mundial, onde essas pessoas ficavam encarregadas de observar e alertar possíveis ataques aéreos. Hoje é um hobby praticado em quase todo o mundo e na Europa existem locais exclusivos dentro do próprio aeroporto para se fotografar. Já no Brasil, Guarulhos tem um local exclusivo para esse fim, no sétimo piso de um edifício garagem, localizado a 800 metros da pista de pouso. Para ter acesso ao local, os spotters são registrados, afim de haver um controle de quem frequenta o local.

Uma ideia interessante seria fazer o mesmo aqui em Londrina! Pensando nisso, veja algumas dicas e cuidados a serem tomados para realizar uma boa foto.

  • Dica número 1: Preocupação com sua saúde! Como em Londrina praticamente não existe mais o "fog" europeu que rendeu o nome à cidade, é sempre válido e necessário se proteger do clima. Para dias quentes, protetor solar, óculos escuros, calças jeans, tênis, bonés e camisas com cores claras ajudam a proteger do Sol. Não se esqueça de se hidratar o mais frequentemente possível, evitando a insolação. Tome cuidado com animais peçonhentos e leve repelente afim de evitar mosquitos. E na hora da fotografia, se perto do muro, cuidado com o arame farpado!
  • Dica número 2: Preocupação com sua segurança! Você pode estar equipado com seu "simples" celular ou até mesmo com sua potente DSLR, infelizmente, pode haver pessoas de má índole querendo se apropriar do que é seu. De preferência, evite fotografar sozinho. Fique sempre atento a qualquer movimento e planeje uma rota de fuga caso aviste o perigo com antecedência. Caso você seja surpreendido, NUNCA em hipótese alguma, reaja a um assalto. Sua câmera por mais cara que seja, não chega nem perto ao valor da sua vida!
  • Dica número 3: Procure pesquisar e aprender ao máximo sobre a aviação. Ninguém tem a obrigação de saber de tudo, (menos o Prof. Jonas, rs), porém conhecimento nunca é demais! Há um velho ditado na aviação que é assim "Na vida, quanto mais se vive, mais se aprende. Na aviação, quanto mais se aprende, mais se vive". Claro, fotografar tem seus riscos, menores do que a aviação, porém leve esse ditado como uma forma de incentivo aos estudos! Procure sempre perguntar e não tenha receio de tirar dúvidas!
  • Dica número 4: Cuide do seu equipamento fotográfico e procure aprender sobre fotografia! Medidas de precaução evitam danos e prolongam a vida do seu equipamento. Procure aprender sobre técnicas fotográficas utilizadas especificamente para o Plane Spotting.
  • Dica número 5: Saiba quais tipos de aeronaves você pretende fotografar! Separe uma tabela com os horários dos voos, caso comercias, podem ser acessados aqui. Por termos duas oficinas de manutenção, dois taxis aéreos além de um dos mais antigos aeroclubes do Brasil todo, a aviação geral é quase sempre presente em todos os horários de funcionamento do aeroporto de Londrina.

Fonte: TMA Londrina

_____________________________________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO EM
GESTÃO DE SEGURANÇA AERONÁUTICA E AEROESPACIAL

DESCONTO ESPECIAL PARA O MÊS DO AVIADOR

MAIS INFORMAÇÕES

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br



Compartilhe!


Leia também

7 frutas que os diabéticos podem comer

Uma alimentação saudável requer variação de nutrientes e alimento...

Uma alimentação saudável requer variação de nutrientes ...

Uma alimentação saudável requer variação de n...

saiba mais