• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


"Prevenção de lesões em atletas é o novo caminho da fisioterapia", diz especialista


 

 

Maiores nomes da fisioterapia do Brasil e do exterior estiveram reunidos este mês em Amparo (SP) para discutir os avanços na reabilitação para atletas. Os rumos da fisioterapia esportiva para Rio 2016 foram um dos destaques do evento.

Centenas de profissionais e estudantes de fisioterapia estiveram reunidos para o maior evento científico na área, o V Ibramed International Scientific Meeting. Com mais de 13 palestrantes, cinco deles internacionais, o evento discutiu os avanços na atuação clínica em atletas, entre eles os rumos da Fisioterapia esportiva para Rio 2016. O encontro aconteceu na sede da Ibramed - empresa brasileira líder na produção de equipamentos de estética, reabilitação física e medicina estética.

Entre os convidados, professor e diretor de treinamento atlético na Universidade Spalding e responsável pelo treinamento de atletas paraolímpicos, John Nyland, alertou sobre a importância da fisioterapia preventiva. “Estudos mostram que o trabalho préviamente realizado com o atleta diminui o número de lesões durante o treinamento”, explicou. O pesquisador apresentou um estudo recente em que 50 atletas submetidos a um trabalho preventivo para evitar lesões, e apenas um voltou a ter problemas no joelho.

Já o coordenador científico do encontro, o fisioterapia neuro-musculo-esquelética pela Santa Casa de São Paulo, Thiago Fukuda, mostrou novas abordagens no esporte e na prática da fisioterapia, entre mudar o padrão de agachamento nos exercícios e focar na angulação dos movimentos. “O ângulo do exercício durante a reabilitação tem se mostrado extremamente importante e protege o joelho”, explica. Outro assunto bastante debatido foi o rumo da fisioterapia para as Olimpíadas no Rio 2016 e como o Brasil deve se preparar para a reabilitação dos atletas olímpicos.

Fonte: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,708272,_Prevencao_de_lesoes_em_atletas_e_o_novo_caminho_da_fisioterapia_diz_especialista_em_seminario_de_reabilitacao_esportiva,708272,13.htm

______________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO PARA FISIOTERAPEUTAS

MAIS INFORMAÇÕES

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br



Compartilhe!


Leia também