• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Prontuário eletrônico é previsão para o futuro na Saúde


 

Nos próximos três anos, está previsto que o investimento em tecnologia e TI aplicada à saúde faça parte dos planos de 70% das organizações do setor, o que só elevará o potencial dos dados que já podem ser coletados com as atuais tecnologias. Segundo a Juniper Research, especialista no mercado de tecnologia da informação, o uso do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) será capaz de fazer com que a indústria da saúde economize 78 bilhões de dólares até 2019. Para os responsáveis pela pesquisa, o prontuário eletrônico é o elemento que irá proporcionar a ascensão plena do e-health, atraindo cada vez mais empresas e investimentos em prol da consolidação desse sistema.

Gigantes como a Google, Apple e Samsung têm testado sistemas integrados desenvolvidos para uso do público médico em estabelecimentos de saúde, e têm obtido resultados positivos. Através desses sistemas (ou HealthKits, como são chamados) é possível que o médico armazene e analise informações de saúde como pressão arterial, peso e frequência cardíaca, além de poder ser integrado a outros aplicativos como os de fitness.

O relatório da Juniper Research alega que dois fatores principais devem balizar o crescimento da saúde digital: a valorização dos cuidados digitais por parte das autoridades reguladoras, facilitando o desenvolvimento de empresas ingressantes neste mercado; e também, o desenvolvimento de aplicações como o HealthKit da Apple, logo, a saúde digital começa a ser popularizada.

Aqui no Brasil o prontuário eletrônico começa a ser realidade. Os hospitais Sírio-Libanês e Unimed Recife III foram os primeiros do país a terem acesso ao produto no último ano e os testes feitos nos últimos meses colocam os dois hospitais no mesmo patamar de informatização de outros estabelecimentos de renome no mundo.

Com a implantação dos prontuários eletrônicos e os healthkits se popularizando, o setor de e-health ganha cada vez mais espaço, proporcionando não apenas mais agilidade para o atendimento de pacientes como também economia para todo o setor da saúde. Além disso, abre-se a oportunidade para a expansão do campo de atuação de profissionais capacitados em T.I. em saúde.

O Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto realizou um vídeo citando os principais benefícios de se utilizar o prontuário eletrônico em um Hospital, confira o vídeo a seguir:

Fonte: http://blog.medmercado.com.br/prontuario-eletronico-e-essencial-para-o-futuro-de-clinicas-e-hospitais-compra-venda-equipamentos-medicos/

___________________________________________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
MEDICINA, ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA, IMAGENOLOGIA E MULTIPROFISSIONAIS

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS SOBRE OS CURSOS

MAIS INFORMAÇÕES:

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br



Compartilhe!


Leia também