• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Robô cirúrgico promete revolucionar a medicina


 

\

Robôs realizando cirurgias é algo que já vimos em vários filmes de ficção científica. Porém, este cenário poderá estar perto de ser encontrado em vários hospitais espalhados pelo mundo. Na semana passada, o escritório de marcas e patentes dos EUA publicou um pedido de patente da Samsung para um sistema robótico cirúrgico. Ele foi projetado para ser menos invasivo. Em vez de fazer grandes incisões em todo o corpo, os braços cirúrgicos podem realizar apenas pequenos procedimentos com câmeras e ferramentas de corte e realizar a cirurgia sob a pele.

A cirurgia minimamente invasiva refere-se a métodos cirúrgicos para minimizar o tamanho de uma incisão. Sendo possível fazer pequenas aberturas de 0,5 cm a 1,5 cm na parede abdominal, onde um operador insere um endoscópio e uma variedade de instrumentos cirúrgicos através da entrada. Com isso, será desnecessário a realização de grandes cortes, o que facilitará a cicatrização e acarretará em menores chances de haver alguma infecção ou complicação durante o procedimento.

O processo é realizado por dois robôs cirúrgicos. Um maior que é controlado pelo médico cirurgião e outro menor que faz as micro incisões e controlará os equipamentos e ferramentas a serem inseridas nestes pequenos cortes para a realização da cirurgia.

A invenção da Samsung se refere ao fornecimento de um robô cirúrgico, incluindo um instrumento cirúrgico configurado para passar facilmente através de um tubo-guia dobrado. O modelo será capaz de fazer toda essa parte de micro incisões e inserir os instrumentos necessários para a cirurgia. Ele usará controles eletromagnéticos que poderão adotar formas rígida ou mesmo flexível para acessar os lugares de mais difícil acesso do corpo humano.

Com a novidade, a Samsung visa não só apenas avançar o campo da medicina ao oferecer cirurgias mais rápidas, indolores e com maiores chances de recuperação, mas também abre portas para novos casos que antes poderiam ser tratados como impossíveis. O que não chega a ser uma surpresa, já que a empresa sul-coreana não esconde que vem focando bastante no segmento de saúde nos últimos meses.

Fonte: http://www.tudocelular.com/samsung/noticias/n44681/samsung-registra-patente-de-robo-cirurgico.html

_____________________________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA:

MAIS INFORMAÇÕES

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br



Compartilhe!


Leia também