• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Segmento da nanotecnologia ganha duas novas publicações


 

Em Nanotecnologias, Alimentação e Biocombustíveis: Um olhar Transdisciplinar (Editora Criação, 2014) reúne-se, em uma coletânea de artigos inéditos, pesquisadores de diversas formações que procuram mostrar como a nanotecnologia pode interferir nos campos da saúde do trabalhador, saúde, alimentação e produção de biocombustiveis.

Em 7 capitulos bem fundamentados, a obra convida o leitor a refletir sobre as consequências do uso da escala nano, os desafios que estão por vir e o processo de regulação do uso da nanotecnologia no Brasil.

Organizado por Tania Elias Magno da Silva e William Waissmann, a obra conta com a participação das pesquisadoras da Fundacentro, Arline Sydneia Abel Arcuri, Maria de Fátima Torres Faria Viegas e Valeria Ramos Soares Pinto e apresentam dois capítulos: o primeiro sobre Nanotecnologia e os potenciais riscos aos trabalhadores e o segundo, Nanotecnologia na cadeia do alimento.

Participaram na elaboração do livro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), FIOCRUZ, Fundacentro, Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Universidade Federal de Sergipe, Itinerários Intelectuais Imagem e Sociedade, UNISINOS e Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera.

Outra publicação com uma linguagem menos técnica e mais lúdica é Nanotecnologia nos Alimentos.

Em forma de história em quadrinhos, o cenário ocorre dentro de uma empresa, onde os trabalhadores do ramo alimentício participam de uma palestra para obterem mais informações sobre um assunto desconhecido: a nanotecnologia.

A HQ é produto do projeto “Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e Biocombustiveis: reconhecendo os elementos essenciais para o desenvolvimento de indicadores de risco e de marcos regulatórios que resguardem a saúde e o ambiente”, Rede Nanobiotec-Brasil, iniciado em 2009.

Participaram na elaboração da HQ, a Fundacentro, FIOCRUZ, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, UNISINOS e FDB, sob coordenação da CAPES.

As duas publicações fazem parte do Edital Rede NanoBiotec-Brasil 04/2008 da CAPES.

Fonte: Fundacentro

______________________________________________________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA OCUPACIONAL

CLIQUE NA IMAGEM DO CURSO DE SEU INTERESSE PARA SABER MAIS SOBRE ELE

MAIS INFORMAÇÕES:

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br



Compartilhe!


Leia também