• 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


SERIPA V prepara seminário gratuito para a aviação de instrução


 

\"\"

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronaúticos (SERIPA V) realizará, em novembro, um seminário de Segurança de Voo para  pilotos, instrutores e alunos da aviação de instrução. O evento acontecerá no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

Os interessados em participar deverão aguardar, em breve, a liberação das inscrições online. O seminário é totalmente gratuito e terá vagas limitadas.

Com o objetivo de reunir a comunidade de aviação de instrução para debater temas de interesse da segurança de voo na atividade aérea, o SERIPA V propõe temas como risco de fauna, fatores médicos e psicológicos, gerenciamento de recursos de cabine (CRM), legislação SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e outros.

Haverá a participação de palestrantes e  especialistas do SERIPA V,  Agência Nacional de Aviação Civil e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Panorama

De acordo com estatísticas do Cenipa 18% dos acidentes aeronáuticos ocorridos no período de 2004 a 2013 foram registrados no segmento da aviação de instrução.

Para o chefe da área de investigação do SERIPA V, Capitão Aviador  Vinícius Martini Perez,  os índices de ocorrências são preocupantes e alertam para os cuidados  e as melhorias nas operações. “Incrementar a prevenção é uma forma  de evitar acidentes,” disse.

Capitão Perez afirma ainda que o número de ocorrências registradas na Região Sul nos últimos três anos está equiparado ao que acontece hoje na avição agrícola. É necessário aumentar a  qualidade da instrução oferecida por entidades responsáveis pela formação de tripulantes de voo, bem como despachantes operacionais e mecânicos de manutenção aeronáutica.

A aviação de instrução abrange Aeroclubes e Escolas de Aviação no Brasil. Esse é o primeiro contato do jovem que deseja seguir a carreira de piloto. “Na prática, seguir o que determina a legislação aeronáutica, conhecer manuais e publicações pertinentes é o primeiro passo para voar com mais segurança”, alerta Capitão Perez.

O Aeroboero (A-115 e A-180), monomotor de fabricação Argentina, o Paulistinha da Companhia Aeronáutica Paulista e o Cesna (152 e 172) são os principais aviões utilizados na instrução e treinamento de novos pilotos em aeroclubes brasileiros.

Fonte: http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php/component/content/article/1-comunicacao-social/1235-seripa-v-prepara-seminario-para-a-aviacao-de-instrucao

____________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO EM
GESTÃO EM SEGURANÇA AERONÁUTICA E AEROESPACIAL

DESCONTO ESPECIAL PARA O MÊS DO AVIADOR

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS
\"\"

MAIS INFORMAÇÕES:

LONDRINA:
londrina.iefap.com.br
londrina@iefap.com.br
(43) 3024-4071 / (43) 9975-1909
Rua Fortaleza, 91 (Parceria com Colégio Nobel)



Compartilhe!


Leia também