• 0800.501.6000 / 44 98813-1364 / 44 3123-6000
  • contato@iefap.com.br
  •  


Simulação no setor aeronáutico é tema de simpósio da SAE BRASIL


 

Encontro reunirá especialistas de empresas brasileiras e internacionais

A demanda por menores prazos e custos e maior confiabilidade no desenvolvimento de projetos aeronáuticos é o assunto de Guilherme Hernandes, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Embraer, que fará a palestra “Iron Bird Virtual”, durante o 12º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade. O encontro será realizado no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, no dia 17 de setembro. O objetivo será debater a equação como conciliar a ampliação de investimentos em tecnologia com a redução de preço no produto final.

Na palestra, Guilherme Hernandes falará sobre a integração virtual de sistemas durante o desenvolvimento de aeronaves. “A crescente demanda tem exigido a diminuição da quantidade de erros e do retrabalho ao longo dos projetos, e a engenharia baseada em modelos virtuais possibilita a antecipação da validação do projeto já nas fases iniciais do desenvolvimento”, diz.

Segundo o palestrante, um dos desafios da aplicação do Model Based Engineering é a construção de modelo integrado dos sistemas que evolua consistentemente com o desenvolvimento, permitindo a validação de aspectos da integração dos sistemas. “Na palestra, será apresentado um case de aplicação da tecnologia de Integração Virtual de Sistemas em programa de desenvolvimento de uma aeronave de grande porte. Serão apresentados os principais benefícios e as dificuldades na adoção da tecnologia até os testes de laboratórios”, adianta Hernandes.

“Validação do Método de Malhas Sobrepostas para Análises de CFD em Lançamento de Cargas” será o tema de Regis Ataides, executivo de Contas Sênior da CD-Adapco. Segundo o palestrante, as simulações de Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD) têm sido amplamente utilizadas no mercado aeronáutico. “Diversas áreas se beneficiam da utilização das simulações de CFD, que permitem a redução do tempo, o aumento do conhecimento dos seus produtos e a melhoria da qualidade. As simulações de CFD têm sido utilizadas nas áreas de conforto térmico, sistemas de degelo, propulsão, acústica e aerodinâmica, entre outras”, exemplifica Ataides.

Especialmente na aerodinâmica, um dos temas de grande complexidade e relevância é o lançamento de cargas em voo, segundo Ataides. “O tipo de simulação requer modelos avançados que envolvem queda livre (seis graus de liberdade) e simulação dinâmica e transiente de alto custo computacional. Por outro lado, os ensaios experimentais deste tipo de aplicação possuem custo elevado”, afirma o palestrante.

Na oportunidade, Ataides apresentará estudos sobre simulações de CFD de lançamento de carga em voo. “É utilizado o método de malhas sobrepostas, que reduz o custo computacional e o tempo de pré-processamento de forma substancial, o que viabiliza o uso da simulação neste tipo de aplicação em escala industrial. Este método está presente no software STAR-CCM+, com boa correlação dos resultados comparados aos dados experimentais”, conta.

Ainda no painel - “Simulação no Setor Aeronáutico” - Arthur Camanho, engenheiro da ESI, ministrará a palestra “Engenharia Virtual para a Indústria Aeroespacial”, sobre realidade virtual aplicada à simulação de engenharia virtual, construção e serviço na indústria aeronáutica. Camanho apresentará os conceitos de uso da realidade virtual para essas aplicações assim como cases da empresa Boeing.

Keith Klentz, diretor de Vendas – Visualização e Simulação – Ambientes Virtuais da Christie Digital, também participará do painel, com a apresentação da palestra “Displays Visuais para Simulação de Voo”. O debate será moderado por José Farat, gerente sênior de Engenharia de Sistemas da Embraer. O painel é um dos quatro previstos no simpósio.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

8h – Abertura com Plinio Cabral Junior, diretor regional da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

8h20 – PAINEL "DURABILIDADE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA"
Palestra “Influência das Tensões Residuais, Oriundas do Processo de Fundição, sobre a Performance e a Durabilidade de um Componente de Sistemas de Suspensão”, com Luciana Stuewe, gerente de Produto da Magma Engenharia do Brasil.
Palestra “Metodologia Bosch PE – Aplicação das Ferramentas do DFSS no Desenvolvimento de uma Nova Geração de Bomba de Combustível”, com Leandro Barcellos de Souza, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Bosch.
Palestra “Otimização Topológica Aplicada na Indústria Automotiva”, com Valmir Fleischmann, diretor de engenharia da VirtualCAE.
Debate moderado por Valdir M. Cardoso, gerente técnico da Altair Engineering do Brasil.

10h30 – PAINEL "OTIMIZAÇÃO"
Palestra “Como Integrar a Otimização Estrutural ao Desenvolvimento de Produto na Era da Alta Competividade”, com Karen Silva, engenheira de Aplicação da Altair Engineering do Brasil.
Palestra “Aplicações de Métodos de Otimização Numéricas no Desenvolvimento Estrutural de Veículos”, com Leandro Macedo, supervisor de Cálculos Veiculares da Volkswagen.
Palestra “Processos de Otimização Aplicados no Desenvolvimento de Rodas de Aço”, com Alexandre Motta, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Iochpe-Maxion, e Nicholas Spagnol, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Iochpe-Maxion.
Debate moderado por Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.

13h15 – PAINEL “SIMULAÇÃO NO SETOR AERONÁUTICO”
Palestra “Engenharia Virtual para a Indústria Aeroespacial”, com Arthur Camanho, engenheiro da ESI.
Palestra “Displays Visuais para Simulação de Voo”, com Keith Klentz, diretor de Vendas – Visualização e Simulação – Ambientes Virtuais da Christie Digital.
Palestra “Validação do Método de Malhas Sobrepostas para Análises de CFD em Lançamento de Cargas”, com Regis Ataides, executivo de Contas Sênior da CD-Adapco.
Palestra “Iron Bird Virtual”, com Guilherme Hernandes, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Embraer.
Debate moderado por José Farat, gerente sênior de Engenharia de Sistemas da Embraer.

15h30 – PAINEL "DESAFIOS DA VIABILIZAÇÃO DE TESTES FÍSICOS"
Palestra “Como Otimizar Testes Físicos e Virtuais”, com Elbi S. Kremer, gerente de Performance do Veículo da General Motors do Brasil.
Palestra “Implementação do CT de Holambra: Vantagens e Benefícios”, com José Celso Mazarin, diretor de Operações da Smarttech.
Palestra “Teste & Simulação em Tempo Real para a Gestão de Energia do Veículo”, com André Oliveira, diretor de Engenharia da LMS.
Palestra “Testes Físicos e Simulações”, com João Felipe Araújo, coordenador do Campo de Provas da Randon S/A Implementos e Participações.
Debate moderado por Fábio Braga, gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL.
17h10 – Encerramento com Guilherme Duarte, chairperson do 12º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações.

12º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade
Dia 17 de setembro de 2014.
Milenium Centro de Convenções – Rua Dr. Barcelar, 1.043, Vila Mariana, São Paulo.

Fonte: http://www.segs.com.br/veiculos/7709-simulacao-no-setor-aeronautico-e-tema-de-simposio-da-sae-brasil.html

____________________________________________________

PÓS-GRADUAÇÃO EM
GESTÃO EM SEGURANÇA AERONÁUTICA E AEROESPACIAL

CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS SOBRE O CURSO

MAIS INFORMAÇÕES:

LONDRINA:
londrina.iefap.com.br 
londrina@iefap.com.br
(43) 3024-4071 / (43) 9975-1909
Rua Fortaleza, 91 (Parceria com Colégio Nobel)



Compartilhe!


Leia também