• 44 98813-1364 / 44 3346-3500
  • Av. Advogado Horácio Raccanello Filho, 5570 - Ed. São Bento - Sala 1002 - Maringá PR
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Cedro Hotel - Av. Juscelino Kubitscheck, 200
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Rua David Caldas, 90 - 1º Andar
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364 / 91 3266-3100
  • Trav. Mauriti, 1771A - Pedreira
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Espaço Ideal Campinas - R. Romualdo Andreazzi, 677
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Colégio Padre José Nilson - R. Coronel Manuel Jesuíno, 225 - Mucuripe
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Avenida Juracy Magalhães Jr - Edf WA Empresarial Sl. 106 - Rio Vermelho
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • SRTVS 701 - Edifício Palácio do Rádio III - Sls 101 a 106
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • Instituto Paulista de Ensino em Medicina - R. Tobias de Macedo Junior, 246
  • contato@iefap.com.br
  • 44 98813-1364
  • contato@iefap.com.br

Como estimular a curiosidade para impulsionar sua carreira

\

As empresas costumam enfatizar muitas das mesmas características quando consideram candidatos a vagas de emprego. Experiência conta muito, assim como honestidade, persistência, criatividade e inteligência. Mas uma característica que às vezes passa em branco é a curiosidade – e as pesquisas mostram que ela é absolutamente essencial para o sucesso no trabalho.

O chamado “quociente de curiosidade”, ou QC, tem a ver com a fome de conhecimento da pessoa, explica Tomas Chamorro-Premuzic no blog da Harvard Business Review. “Pessoas com QC alto fazem mais perguntas e estão mais abertas a novas experiências. Elas se empolgam com as novidades e ficam entediadas com a rotina. Tendem a gerar ideias originais e não são conformistas.”

Segundo a revista Psychology Today, um estudo de 2011 mostrou que a curiosidade e a consciência são mais importantes que a inteligência para prever o sucesso profissional. Em algumas carreiras, a curiosidade é um músculo que precisa ser constantemente exercitado. Na Utilidade do Dia, cinco mestres de suas áreas de atuação contam quais as qualidades que ajudam os curiosos a se manterem curiosos, ano após ano:

Eles olham para outros tipos de negócios

A Dogfish Head é considerada uma das cervejarias mais arrojadas e inovadoras do mundo (um perfil de 2008 da New Yorker chamou a empresa de “mascote” do movimento das cervejarias artesanais “rebeldes”), e a curiosidade é uma parte essencial da companhia, diz o fundador, Sam Calagione. “A razão de ser da nossa empresa é essa missão de explorar e trabalhar além das fronteiras estilísticas de uma indústria dominada por categorias militantes – lagers alemãs, pale ales inglesas”, disse ele. “Sempre tentamos abordar as novas receitas com a seguinte mentalidade: ‘Vamos fazer algo que nunca tenhamos feito antes’.”

Olhar para outros tipos de negócios, além do mundo da cerveja, ajuda Calagione a manter seu senso de curiosidade, apesar dos 20 anos de carreira como cervejeiro. “Me inspiro em outras indústrias que me interessam, mas que não têm nada a ver com cerveja”, diz ele. “Parar de pensar na sua indústria e no que fazem os seus concorrentes é a melhor oportunidade de inovar.”

Calagione é um leitor voraz, mas ele abre mão das publicações sobre cervejas. Prefere revistas de arte, arquitetura, música e interesse geral. Ele busca inspiração nos mundos da música, da pintura e da escultura, e até mesmo na produção de queijos artesanais ou na torrefação de café.

Eles mergulham fundo em suas paixões

Quem estuda biblioteconomia vai trabalhar em bibliotecas, arquivos históricos e museus – instituições baseadas e dedicadas a saciar a curiosidade intelectual.

Craig McDonald, professor assistente da escola de informação e biblioteconomia do Pratt Institute, acredita que um senso nato de curiosidade é o que move seus alunos. Mas existem estratégias para incentivar essa curiosidade. “O denominador comum parece ser encontrar as coisas que te apaixonam e mergulhar nelas, até achar que aprendeu tudo o que era possível”, diz ele. “Esse processo pode tomar várias formas – ler, pesquisar, viajar, falar com as pessoas etc. –, mas, no fundo, sempre se trata de satisfazer um desejo pessoal de aprendizado.”

Eles afiam o pensamento crítico todos os dias

Sanjay Goel – diretor de pesquisa do Centro de Informação NYS de Perícia e Garantias e um especialista em perícias digitais relacionadas à privacidade, à segurança e aos cibercrimes – compara seu campo de atuação a um trabalho de detetive, “cavando cada vez mais fundo nos dados para entender as coisas. Acho que a curiosidade pode ser inculcada por meio da solução de problemas”, explica ele.

Os programas que Goel supervisiona costumam ter “acampamentos” de pensamento crítico. Os alunos recebem diversos problemas e quebra-cabeças para resolver, além de casos para discutir e analisar. A ideia é que eles aprendam a pensar de forma independente, sistemática e analítica.

Mas qualquer pessoa que queira cultivar a curiosidade pode fazê-lo, concentrando-se em habilidades de pensamento crítico. Jogos e quebra-cabeças ajudam a desenvolver essas habilidades, diz Goel. “A internet está cheia de quebra-cabeças; experimente fazer palavras-cruzadas. Eles [os quebra-cabeças] expandem a mente de várias maneiras e ajudam a pensar criticamente.”

Elas mudam de perspectiva... literalmente

A aparência de um objeto tridimensional quando exibido em duas dimensões é uma das questões que levam os fotógrafos a escolherem sua profissão e o que os leva a observar o mundo de perspectivas diferentes, diz Steve Bliss, reitor da Escola de Belas Artes do Savannah College of Art and Design e também fotógrafo. “Tenho curiosidade de saber como as coisas vão parecer quando fotografadas, mas também tento ser original e criativo ao olhar para elas”, diz ele. Mudar de perspectiva e perguntar-se que aparência as coisas terão dependendo da luz ou das lentes usadas – tudo faz parte dessa curiosidade.

Mas a estratégia de Bliss pode ser levada ao pé da letra. Você se sente empacado ou sem inspiração? Faça um esforço para olhar o problema de ângulos diferentes. Bliss se dedica a projetos de longo prazo (como fotografar paisagens, por exemplo), que mudam periodicamente. Buscar um novo assunto, assim como mudar o ângulo da câmera, ajuda-o a se manter renovado, curioso e inspirado.

Eles estão à vontade quando estão pouco à vontade

“A curiosidade, eu diria, é o maior motor de quem trabalha nesse campo... ela é crítica para o que fazemos no nosso dia-a-dia de exploradores”, diz Jekan Thanga, professor assistente de sistemas espaciais da Escola de Exploração Terrestre e Espacial da ASU.

A curiosidade é essencial na ciência e na engenharia e é a força por trás da inovação, das novas pesquisas e do desenvolvimento. A chave para manter o senso de curiosidade é constantemente aprender coisas novas. Mas a busca do conhecimento não garante encontrar respostas, alerta Thanga, muito menos a resposta. “Um dos grandes desafios é justamente ter de lidar com perguntas sem resposta”, afirma ele. “Muitos se frustram e desistem. Mas eu acho que a persistência é essencial, por menores que sejam suas chances.”

Em outras palavras, as pessoas curiosas não precisam de todas as respostas agora. Em vez disso, elas aceitam e até têm prazer de conviver com as incertezas que fazem parte da exploração intelectual.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-dicas-para-estimular-a-curiosidade-por-quem-vive-dela

________________________________________________________________________________________________________

FAÇA SUA PÓS-GRADUAÇÃO NO IEFAP

MAIS INFORMAÇÕES:

(44) 3123-6000 ou (44) 98813-1364 (WhatsApp)

contato@iefapcursos.com.br

Leia também